Nova diretoria se reúne com equipe e ex-presidentes da Abraji
  • 04.03
  • 2024
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Nova diretoria se reúne com equipe e ex-presidentes da Abraji

A nova diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) reuniu-se por três dias (1º a 3.mar.2024) para traçar seu plano de ação para o biênio 2024/25. Ao lado dos ex-presidentes e da equipe técnica da organização, os diretores debateram temas como treinamentos, defesa pública da liberdade de imprensa, esforço contínuo para a proteção dos profissionais e ampliação do trabalho de advocacy e incidência.

Agendado para julho em São Paulo, o Congresso da Abraji também foi discutido pela nova diretoria, ex-presidentes e equipe. A chamada para sugestões de temas e palestrantes do 19º Congresso ainda está aberta. Também está aberta a inscrição de de trabalhos para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O 19º Congresso da Abraji acontecerá de 11 a 14 de julho no campus da ESPM, em São Paulo, assim como o Seminário de Pesquisa e o Domingo de Dados. Em breve, serão divulgados os valores e abertas as vendas de ingressos.

"Foi muito importante a troca de experiências, com os depoimentos e a participação ativa dos ex-presidentes no planejamento da nova diretoria, assim como a integração com a equipe. É desses encontros que nascem as melhores ideias", afirmou a presidente da Abraji, Katia Brembatti.

O encontro aconteceu em São Paulo, na sede do Jusbrasil. Os diretores conheceram detalhes dos 14 projetos em andamento e das ações de proteção e defesa dos jornalistas. Os ex-presidentes que participaram foram Marcelo Beraba, Angelina Nunes, Marcelo Moreira e José Roberto de Toledo, Thiago Herdy e Marcelo Träsel.

Para conhecer cada projeto, acesse os links:

Defensores Ambientais

Pinpoint

LAI para Comunicadores

Aleph

Projeto Caravana

Monitoramento de Ataques a Jornalistas

Violência de Gênero contra Jornalistas

Programa de Proteção Legal para Jornalistas

Cruzagrafos

Projeto Publique-se

Projeto Comprova

Programa Tim Lopes

Achados e Pedidos

Projeto CTRL+X

Conheça a nova diretoria:

Presidente:

Katia Brembatti foi eleita vice-presidente da Abraji em 2021 e assumiu a presidência em 2022. Atua na cobertura de política, meio ambiente, infraestrutura e Judiciário. Com a série Diários Secretos, juntamente com três colegas, recebeu o Prêmio Esso, o Tim Lopes, o Ipys de melhor reportagem da América Latina e o Global Shining Light Award, de melhor reportagem em país em desenvolvimento. É editora no Estadão Verifica e professora de Jornalismo na Universidade Positivo.

Vice-presidente:

Maiá Menezes é repórter de Política. Trabalha atualmente na Revista Veja. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Políticas Públicas. Foi editora de Política do jornal O GLOBO, onde também atuou como repórter. Vencedora de prêmios como o Rey de Espana, o Esso e o Ypis.

Diretoras:

Ana Carolina Moreno é jornalista sênior da TV Globo, onde atua na produção de reportagens dirigidas por dados desde 2020. Cobriu educação, saúde, ciência, meio ambiente e eleições no G1 durante oito anos. Antes, passou pela Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde. Participou do curso sobre a cobertura da crise de refugiados do Dart Center na Columbia University (Nova York) em 2019 e do Fellowship de Jornalismo e Primeira Infância do Dart Center. Recebeu os prêmios Andifes, Impa, Abmes e Estácio. Diplomada como Jornalista Amiga da Criança pela ANDI Comunicação e Direitos em 2021. Atualmente também integra o Conselho da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e, desde 2019, é co-organizadora do grupo R-Ladies São Paulo, que busca incluir minorias de gênero na tecnologia por meio de atividades de formação em ciência de dados.

Basília Rodrigues é analista de política da CNN Brasil, formada em Jornalismo e graduanda de Direito. Há mais de 16 anos, cobre Política e Judiciário. Além da experiência em reportagem, análise e consultoria política, a jornalista participa de treinamento de mídia para advogados, empresários, executivos públicos e privados, realiza palestras e media debates. Já esteveem atividades com o Fundo Internacional de  Desenvolvimento Agrícola da ONU (Fida), Consórcio Nordeste, Grupo Esfera, CBIC (Câmara Brasileira de Indústrias da Construção), TST (Tribunal Superior do Trabalho), MPT (Ministério Público do Trabalho), AGU (Advocacia Geral da União), Defensoria Pública, Sociedade das Américas (Americas Society / Council of The Americas), entre outros. Venceu o Troféu dos Dez +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, em 2023. No mesmo ano, recebeu o prêmio Melhores do Ano, do site NaTelinha/UOL, como melhor analista, por votação popular, e também o Prêmio Engenho de Comunicação. Teve ainda o trabalho reconhecido pelo Prêmio Analistas, em 2021 e 2022, na categoria jornalista de Política, pela atuação na CNN. Também ganhou o Troféu Mulher Imprensa como melhor repórter de rádio, em 2018 e 2020, por sua atuação na rádio CBN, do Grupo Globo, onde trabalhou por quase 12 anos. 
Instagram: @basiliarodriguesoficial

Catarina Barbosa é jornalista amazônida e feminista reconhecida pelo trabalho premiado na cobertura de violações de direitos humanos, como os prêmios INEP de Jornalismo, Patrícia Acioli de Direitos Humanos e o Vladimir Herzog. A especialização em questões ambientais, conflitos fundiários e direitos das populações tradicionais, junto com a sua ancestralidade, proporciona a ela uma visão singular das dinâmicas socioambientais da região amazônica.

Cecília Olliveira é jornalista investigativa dedicada à cobertura do tráfico de drogas e de armas e à violência. É co-fundadora do The Intercept Brasil e diretora do Instituto Fogo Cruzado, organização que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos sobre violência armada. Foi a única finalista latino-americana do Prêmio Repórteres Sem Fronteiras para a Imprensa de 2020, que celebra vozes intrépidas e corajosas na mídia global.

Elvira Lobato tem 50 anos de experiência como repórter, dos quais 39 anos no jornalismo impresso diário. Entrou na Folha de S. Paulo em 1984 e, de 1990 a 2011, foi repórter especial no veículo. Autora dos livros Instinto de Repórter e Antenas da Floresta. Atualmente é repórter freelancer.

Gabi Coelho é jornalista, empreendedora, diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e conselheira da Inova.aê. Dedica-se a impulsionar uma comunicação comprometida com a sociedade, através do jornalismo e do ativismo. Tem experiência em mídias independentes e convencionais, como Estadão Verifica, Projeto Comprova, Globo Minas, Voz das Comunidades, Ponte Jornalismo, Projeto Colabora, Revista Azmina e outros. Foi jurada do prêmio Vladimir Herzog em duas ocasiões. Teve também experiências internacionais. Em 2018, foi uma das oito jornalistas brasileiras das favelas e periferias do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte que participaram de um intercâmbio em Medellín, Colômbia, conectando-se com mídias independentes e participando de workshops e exposições no Festival Gabriel García Márquez. Em 2023, foi selecionada para participar do intercâmbio IVLP nos Estados Unidos, através do Programa Edward R. Murrow para Jornalistas – Pesquisa e Investigação, juntamente com outros profissionais brasileiros, moçambicanos e portugueses.

Joana Suarez é pernambucana mineira, jornalista há 15 anos, repórter investigativa com foco em direitos humanos, gênero e saúde. Atualmente, é gerente de jornalismo da Revista AzMina, podcaster (Cirandeiras), uma das fundadoras da Cajueira e idealizadora do projeto Redação Virtual. É mestranda em comunicação na UFMG. Trabalhou por 8 anos em mídia impressa, e, a partir de 2018, passou a produzir reportagens como freelancer, com publicações e prêmios em âmbito nacional e internacional, como o Global Health Reporting e Prêmio Roche (Gabo). Colaborou para a Folha de S. Paulo, Agência Pública, Repórter Brasil, Colabora, Marco Zero, entre outros. É membra do 'Feminist Journalist Project' (AWID), foi fellow do Emerging Media Leaders (ICFJ) e curadora/consultora do Festival 3i de Jornalismo 2022 (online). 

Juliana Dal Piva, 37 anos, catarinense, é jornalista formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Atualmente, é repórter do Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP). É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do Jabuti de 2023.

Sarah Teófilo é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Goiana, está em Brasília desde 2020 cobrindo política, com ênfase em reportagens investigativas. Venceu o prêmio CNT de 2023 com uma reportagem sobre obras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atualmente está no jornal O Globo.

Conselho Fiscal:

Breno Pires, jornalista, recifense, 36 anos, graduado na UFPE, é repórter desde 2008, atualmente, na revista piauí, baseado em Brasília. Dedicado à fiscalização do poder público, revelou o escândalo do orçamento secreto em reportagens pelo Estadão. Trabalhou também no Jornal do Commercio no Recife e no SporTV no Rio de Janeiro, veículo pelo qual foi correspondente no México em 2014. Em 2020, foi pesquisador visitante na Columbia University (Nova York). Ganhou prêmios Petrobras, Iree, Não Aceito Corrupção e Estadão de jornalismo. Foi finalista do Prêmio Gabo e do Prêmio Javier Valdez.

Ivan Satuf é jornalista e professor universitário. Mineiro radicado no Ceará, atua como docente no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, onde lidera o Grupo de Pesquisa em Processos Jornalísticos e Inovação (PROJI). Graduado em Jornalismo pela PUC Minas, cursou mestrado em Comunicação Social na UFMG e doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior (Portugal). Entre 2001 e 2011, atuou como repórter no Jornal Estado de Minas e no Portal Uai.

Thays Lavor, nascida em Roraima e crescida no Ceará, é jornalista e pesquisadora, com atuação na área investigativa e de dados. Além dos veículos locais, já colaborou para diversos meios do Sudeste e também internacionais. Atualmente coordena a área de dados da InfoAmazonia e integra a rede de pessoas associadas da Open Knowledge Brasil.  Mestra em jornalismo pela UFC e especialista em ciência de dados pela Esalq/USP.

Assinatura Abraji