Consciente da importância do acesso à informação para participação ativa na política e para o cumprimento de direitos dos cidadãos, o projeto Achados e Pedidos tem 3 objetivos principais:
- Facilitar o acesso a informações: antes de realizar um pedido, é possível verificar na plataforma se a resposta já foi enviada a outra pessoa.
- Evitar pedidos repetidos à administração pública, o que facilita o trabalho dos servidores responsáveis pelas respostas.
- Criar uma base de dados extensa o bastante para possibilitar análises de taxa de resposta satisfatória de cada órgão, número de recursos realizados etc.
Além da estrutura do portal on-line, o projeto inclui cursos sobre a Lei de Acesso à Informação para jornalistas, ministrados pela Abraji. O site inclui também uma seção de dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação.
A base de dados pode ser alimentada por qualquer usuário - é possível adicionar pedidos e avaliar a qualidade das respostas. A Transparência Brasil e a Abraji entraram em contato com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e jornalistas para obter os primeiros dados. A base será ampliada com a participação dos usuários.
O projeto Achados e Pedidos é financiado pela Fundação Ford.