Liberdade de expressão

projetos

Programa Tim Lopes

Programa Tim Lopes

Acesse o projeto

O que é o Programa Tim Lopes?

O Programa Tim Lopes é uma resposta da Abraji à violência contra jornalistas, em especial no interior do país, e seu nome é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, enquanto realizava uma reportagem no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A morte de Tim Lopes inspirou a criação da Abraji.

Em 2017, na primeira fase do programa, o repórter Bob Fernandes percorreu os cenários de alguns dos crimes mais simbólicos contra jornalistas nos últimos anos. Ao lado de um documentarista da equipe de João Wainer, ele recolheu informações sobre os crimes, as investigações e as consequências dessa morte para a comunidade. 

Iniciada no segundo semestre de 2017, a segunda etapa consistiu na criação de uma rede de resposta rápida aos crimes contra jornalistas. Sempre que um comunicador ou jornalista é assassinado no exercício da profissão, a Abraji coordena a viagem de uma equipe para o local onde ocorreu o crime. Após uma investigação intensiva, o material é publicado colaborativamente por uma rede de veículos parceiros. Além de cobrir a morte, os repórteres revelam as reportagens que possam ter provocado o homicídio.

Projetos e produções do programa

Em 2020, o programa passou a produzir lives no perfil da Abraji no Instagram. São entrevistados jornalistas de vários estados do Brasil que enfrentam situações de ameaça e que atuam em áreas sensíveis ou em pautas com riscos de segurança. Com a série #JornalismoSeguro #SafeJournalism, foram produzidos vídeos curtos, em que jornalistas dão dicas sobre segurança na cobertura de temas como segurança pública, direitos humanos, administração pública, jornalismo de dados, educação, esporte, entre outros.

A equipe do programa também produziu o documentário Jornalismo na fronteira, em que mostrou os riscos do trabalho de profissionais que atuam na fronteira do Brasil com o Paraguai. A entrevista com o jornalista paraguaio Cándido Figueredo mostrou a rotina de um profissional que vive há 25 anos com escolta armada, após sofrer ameaças e ataques em sua própria casa, em Pedro Juan Caballero.

Ainda em 2020 foi lançado o podcast Jornalismo Sem Trégua, que realiza um mergulho nos locais onde ocorreram os crimes investigados no programa e traz nuances sobre esses homicídios. O recado é claro: matar o mensageiro – o jornalista – não impede que seu trabalho continue sendo feito.

Em sua primeira temporada, o podcast tratou da execução do jornalista Tim Lopes. O jornalista, na época com 51 anos, foi torturado e executado por traficantes, após ser surpreendido enquanto realizava uma reportagem no Complexo do Alemão. Os episódios relatam as investigações policiais, a caçada de 109 dias ao mandante do assassinato, o traficante Elias Maluco, e o julgamento dos acusados. Nessa temporada, foram abordadas as mudanças na cobertura policial, como o uso de equipamento de segurança pelos jornalistas.

Em 2023, a equipe integrou uma investigação internacional colaborativa chamada Bruno and Dom Project, coordenada pelo Forbidden Stories, consórcio de jornalistas investigativos que dá continuidade ao trabalho de profissionais de imprensa assassinados ou ameaçados. Além de realizar reportagens especiais, publicadas no site da Abraji e em sites parceiros, a equipe do programa também produziu um documentário que foi lançado na semana que completou um ano do assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips. Com duração de um ano, o projeto colaborativo contou com mais de 50 jornalistas de dez países. O material completo produzido pela Abraji pode ser acessado aqui.

No final de 2023, o Programa Tim Lopes passou a coordenar um núcleo, formado pela própria equipe da Abraji, para discutir formas de apoio à segurança dos jornalistas. A proposta é criar um ambiente mais seguro de trabalho, com a elaboração de manuais, protocolos, aulas, artigos, entrevistas e reportagens nas plataformas da Abraji para auxiliar os jornalistas.

Uma das experiências foi o acompanhamento por parte da coordenadora do programa, Angelina Nunes, dos repórteres beneficiados pelo programa Defensores Ambientais para a realização de suas reportagens na Amazônia. Outra frente do núcleo é conciliar esse trabalho de prevenção ao que já é feito em suporte aos jornalistas em risco, assim como ao monitoramento das violências cometidas contra os profissionais.

Em 2024, o Programa Tim Lopes volta a transmitir suas lives no Instagram da Abraji, posteriormente disponibilizadas na íntegra no perfil do YouTube. Acompanhe a Abraji para receber informações sobre os novos encontros na rede social.

 

CONFIRA A PLAYLIST DO PROGRAMA NO YOUTUBE