Quem matou? Quem mandou matar?

Política e polícia no assassinato de jornalistas

Quem mandou matar Jairo de Sousa?

Quem mandou matar Jefferson Pureza?

Quem mais mandou matar Gleydson Carvalho?

Quem matou e quem mandou matar Djalma Santos?

Quem mandou matar Rodrigo Neto e Walgney de Carvalho?

Quem matou Paulo Rocaro?
Quem matou e quem mandou matar Luiz Henrique “Tulu”?

QUEM MATOU?
QUEM MANDOU MATAR?

Política e polícia no assassinato de jornalistas

O Projeto Tim Lopes é uma resposta da Abraji à violência contra jornalistas, em especial no interior do país. Ele está estruturado em duas etapas: primeiro, o repórter Bob Fernandes percorreu os cenários de alguns dos crimes mais simbólicos contra jornalistas nos últimos anos. Ao lado do documentarista Bruno Miranda, da equipe de João Wainer, Bob recolheu informações sobre os crimes em si, as investigações e as consequências dessas mortes para a comunidade. O material foi lançcado em julho de 2017.

Uma segunda etapa, iniciada no segundo semestre de 2017, consistiu na criação de uma rede de resposta rápida aos crimes contra jornalistas. Sempre que um comunicador é morto no interior do país e houver evidências de relação com o seu trabalho jornalístico, a Abraji coordena a viagem para o local dos fatos com uma equipe de jornalistas de veículos diferentes. O objetivo principal é que, após uma investigação intensiva, o material seja publicado colaborativamente por todos os veículos envolvidos no projeto. Além de cobrir a morte em si, os repórteres procurarão mostrar qual ou quais foram as reportagens que deram causa ao homicídio.

Nesta segunda fase, dividimos o trabalho em duas frentes: a formação de uma rede de veículos parceiros da mídia tradicional e de sites independentes e o envio de uma equipe da Abraji ao local dos crimes. Formada pela coordenadora do programa, Angelina Nunes, e pelo então estagiário Rafael Oliveira, a equipe viajou para duas localidades, Edealina (GO) e Bragança (PA), em 2018, para fazer um primeiro relato e coletar informações para reportagens posteriores sobre os assassinatos de Jefferson Pureza e Jairo de Sousa. O material elaborado foi publicado nos veículos parceiros.

O projeto Tim Lopes é realizado pela Abraji com financiamento da Open Society Foundations. O nome do projeto é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002 quando fazia uma reportagem para a TV Globo, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Veja mais

Quem mais mandou matar Gleydson Carvalho?
Quem matou e quem mandou matar Djalma Santos?
Quem mandou matar Rodrigo Neto e Walgney de Carvalho?
Quem matou Paulo Rocaro? Quem matou e quem mandou matar Luiz Henrique 'Tulu'?
Quem mandou matar Jefferson Pureza?
Quem mandou matar Jairo de Sousa?