Associado Abraji tem acesso exclusivo ao conteúdo do 16º Congresso
  • 18.10
  • 2021
  • 17:33
  • Abraji

Formação

Associado Abraji tem acesso exclusivo ao conteúdo do 16º Congresso

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) acaba de lançar uma campanha para atrair novos associados. O objetivo é fortalecer o trabalho da entidade em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso à informação e da capacitação de jornalistas. Além de ter acesso a todo o conteúdo do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, os associados podem utilizar ferramentas, como o CruzaGrafos, obter descontos em cursos e eventos na área de jornalismo, entre outros benefícios.

Associe-se aqui.

Realizado de forma virtual e gratuita pelo segundo ano consecutivo, o Congresso da Abraji registrou 7,9 mil inscritos até o dia 29.set.2021. Durante os cinco dias de evento, de 23 a 27.ago.2021, 143 palestrantes compartilharam conhecimentos e experiências com profissionais e estudantes de todas as partes do Brasil e até de outros países.

Em 2021, o Congresso se tornou mais inclusivo não só em relação aos painelistas, mas também para os participantes. As sessões com convidados do exterior trouxeram áudio original do idioma ou tradução simultânea dublada. Dentre as mesas nacionais, dez contaram com interpretação de libras e três tiveram legendagem em português.

Entre os temas que receberam destaque nesta 16ª edição, estiveram: meio ambiente, declínio da democracia, assédio judicial contra jornalistas, ataques contra mulheres, perseguição à imprensa, iniciativas de jornalismo da África, diversidade racial na imprensa, desinformação, eleições 2022 e investigações de abuso sexual

Neste ano, foram produzidos três filmes de homenagem para o 16º Congresso da Abraji: o documentário dirigido por Carolina Fernandes, da Banksia Filmes, sobre a carreira de Elaíze Farias e Kátia Brasil, fundadoras da Amazônia Real e homenageadas da edição; o documentário “Escalada”, produzido pela Outros Olhos, que trata das organizações que defendem a liberdade de expressão e de imprensa; e o vídeo com a lista de jornalistas mortos pela Covid-19, assinado por Diego de Godoy.

Quem se associar à Abraji também terá acesso aos dois eventos paralelos da 16ª edição do Congresso: o VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, voltado para discussão de estudos acadêmicos envolvendo jornalismo investigativo e que neste ano trouxe novidades; e o 3º Domingo de Dados, com debates e oficinas sobre jornalismo de dados. O Seminário de Pesquisa e o Domingo de Dados aconteceram, respectivamente, nos dias 28 e 29.ago.2021, de modo virtual e gratuito. Ao todo, os três eventos renderam mais de 65 horas de conteúdo.

Ao longo dos sete dias (de 23 a 29.ago.2021), estudantes, recém-formados e jornalistas da Redação Laboratório do Repórter do Futuro, da Oboré, fizeram a cobertura do 16º Congresso e dos eventos paralelos. 

Mais benefícios de se associar à Abraji

  • Prioridade e descontos na inscrição para cursos on-line, seminários e congressos realizados pela Abraji e por parceiros da associação;
  • Acesso à lista de e-mails exclusiva para associados(as), espaço em que profissionais, professores e estudantes descobrem fontes, desenvolvem pautas e discutem práticas jornalísticas;
  • Acesso garantido ou facilitado a ferramentas e projetos, como CrowdTangle e CruzaGrafos;
  • Acesso ao conteúdo completo do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Sobre o Congresso

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo contou com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL. O evento teve apoio de mídia de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, PUC-SP, Textual Comunicação e UNESCO.

Em caso de dúvidas, escreva para [email protected]


 

Assinatura Abraji