Fundadoras da Amazônia Real serão as homenageadas no 16º Congresso da Abraji
  • 14.08
  • 2021
  • 13:28
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Fundadoras da Amazônia Real serão as homenageadas no 16º Congresso da Abraji

Foto de capa:  Alberto César Araújo/Amazônia Real/2021

As jornalistas Elaíze Farias e Kátia Brasil, fundadoras da Amazônia Real, a primeira agência de jornalismo independente e investigativo do Norte do Brasil, serão as grandes homenageadas por suas contribuições ao jornalismo, durante o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). 

Para assistir à cerimônia no dia 23 de agosto (segunda-feira), das 19h15 às 20h15 (horário de Brasília, 18h15 às 19h15 de Manaus), é preciso se inscrever no evento aqui. Os mestres da solenidade virtual serão Marcelo Träsel, presidente da Abraji, e Eliane Brum, colunista do jornal El País.

Kátia Brasil tem mais de 30 anos de carreira. Mulher negra e feminista, nasceu em Fortaleza (CE) e foi criada no Rio de Janeiro. Filha de um mecânico paraense e de uma cozinheira cearense, foi a primeira da família a cursar o ensino superior. Graduada na Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, no início dos anos 1990  mudou-se para a Amazônia. Trabalhou em Boa Vista (RR), onde ganhou o Prêmio Esso Regional Norte com a reportagem "Bandeira do Brasil hasteada na fronteira", sobre conflitos entre a guarda nacional venezuelana e garimpeiros, pelo jornal A Gazeta de Roraima, em 1991. Foi também repórter do jornal O Estado de Roraima, da  TV Educativa Macuxi e do jornal O Globo. Em Manaus (AM) foi editora de economia do jornal Amazonas em Tempo e  repórter dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, sempre abordando temas como meio ambiente, política, economia, direitos humanos, corrupção, narcotráfico e direitos das crianças, adolescentes e das mulheres. Em 2019 foi nomeada Women Journo Heroes (#JournoHeroes) da  International Women’s Media Foundation (IWMF).

Em entrevista recente à própria agência que fundou com Elaíze em 2013, Kátia disse que a homenagem da Abraji “é um reconhecimento muito importante para o bom jornalismo realizado na Região Norte e feito por mulheres da Amazônia”. 

Elaíze Farias, de origem indígena, nasceu no município de Parintins, no Amazonas, e é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Tem mais de 25 anos de trajetória no jornalismo. Na primeira metade de sua profissão, trabalhou no Criação, pioneiro caderno de cultura do jornal A Crítica, de Manaus. Também passo pelos jornais Diário do Amazonas e Amazonas em Tempo. Há pouco mais de 15 anos, passou a atuar no jornalismo socioambiental, especializando-se na produção de grandes reportagens, com enfoque em povos indígenas e povos tradicionais, direitos territoriais, direitos humanos, biodiversidade, impactos de empreendimentos (mineração, rodovias, hidrelétricas) na natureza e nas populações amazônicas, entre outros assuntos. Entre os prêmios recebidos estão o Imprensa Embratel, Prêmio Onça-Pintada de Jornalismo e Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico.

Elaíze e Kátia se juntam a outros grandes nomes do jornalismo brasileiro que receberam a homenagem em edições anteriores, como José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti e Lúcio Flávio Pinto, Rosental Calmon Alves, Zuenir Ventura, Janio de Freitas, Tim Lopes, Marcos Sá Correa, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Santiago Andrade, Dorrit Harazim, Elvira Lobato, Carlos Wagner e Miriam Leitão.

““Divido esse reconhecimento com todas as mulheres guerreiras da Amazônia que enfrentam ataques, sexismo e descrédito para dar visibilidade a populações excluídas e estigmatizadas da nossa regiãa”, afirmou Elaíze Farias à Amazônia Real. “Cumpro este papel no jornalismo e na defesa dos direitos humanos da luta intransigente pela justiça social e ambiental”, complementou.

O documentário foi dirigido por Carolina Fernandes, que tem produções realizadas para a National Geographic Channels, Smithsonian Channel, HBO, Netflix, Facebook Watch e Al Jazeera English. No cinema, foi assistente de direção em filmes como “A Última Floresta“, dirigido por Luiz Bolognesi, sobre o povo Yanomami. "A oportunidade de traduzir em linguagem audiovisual as trajetórias de vida potentes e significativas da Kátia Brasil e Elaíze Farias foi um caminho transformador", afirmou. "Desejo que o documentário seja inspiração para muitos futuros jornalistas e que fortaleça a importância do jornalismo investigativo na Amazônia brasileira.”                      
 

Outras homenagens

Pelo segundo ano consecutivo, a Abraji vai prestar uma homenagem aos 278 jornalistas mortos pela Covid-19, nomes listados pelo dossiê preparado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O vídeo será exibido na terça-feira, 24 de agosto, às 12h30 (horário de Brasília).

Em 2021, a Abraji decidiu fazer um documentário especial sobre o trabalho de todas as entidades que hoje atuam no Brasil na defesa das liberdades de expressão e de imprensa e, por consequência, na defesa dos direitos humanos e da democracia. São elas: 
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Anistia Internacional Brasil, Associação Nacional dos Jornais (ANJ) Artigo 19 Brasil, Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Conectas Direitos Humanos, Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Global Investigative Journalism Network (GIJN), Instituto Vladimir Herzog (IVH), Repórteres sem Fronteiras (RSF) e Voz das Comunidades. Os depoimentos dos representantes dessas organizações ficarão disponíveis na sexta-feira, 27 de agosto, a partir das 20h30 (horário de Brasília).

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL. O evento terá apoio de mídia de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, PUC-SP, Textual Comunicação e UNESCO. 

Serviço
16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo 
23 a 29 de agosto de 2021
Inscreva-se em congresso.abraji.org.br
Email para dúvidas: [email protected]

 
 

Assinatura Abraji