Organizações da sociedade civil promovem coletiva de imprensa para marcar um ano da morte de Bruno e Dom
  • 01.06
  • 2023
  • 14:58
  • Abraji

Liberdade de expressão

Organizações da sociedade civil promovem coletiva de imprensa para marcar um ano da morte de Bruno e Dom

Atualizada às 11h20 de 02 de julho de 2023

Na próxima segunda-feira (5.jun.2022), às 10h, será realizada a coletiva de imprensa “um ano do assassinato de Dom Philips e Bruno Pereira - qual a resposta do Estado brasileiro?”. O evento ocorre em São Paulo e se soma às diversas iniciativas ao redor do país que marcam um ano do crime sem solução. Estarão presentes jornalistas envolvidos em investigações inéditas sobre o ocorrido e representantes das organizações da sociedade civil em defesa da liberdade de expressão que têm acompanhado o caso dentro do país e internacionalmente.

A iniciativa tem por objetivo apresentar dados em primeira mão, seguir com a cobrança às autoridades públicas nacionais e chamar atenção para os desdobramentos internacionais do caso em busca de maior êxito nas investigações e em medidas de proteção para os comunicadores, indígenas e defensores de direitos humanos que atuam na região.

A coletiva é organizada pelas organizações Artigo 19, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Vladimir Herzog (IVH), Instituto Palavra Aberta, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e Tornavoz.

No evento, será lançado um mini-documentário produzido pelo Programa Tim Lopes, da Abraji,  e editado pela videomaker Sarah Faustini, com imagens de entrevistas realizadas na região amazônica, especialmente sobre a atuação de Bruno Pereira. Do mesmo programa, o jornalista Sérgio Ramalho, com Rodrigo Pedroso, que escreveu para o Ojo Público, e Kátia Brasil, da Amazônia Real, contarão os bastidores das reportagens realizadas por eles dentro do Projeto Bruno e Dom - um consórcio coordenado pelo Forbidden Stories com o objetivo de dar continuidade ao trabalho do jornalista e do indigenista, assassinados em 5.jun.2022, na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. O material completo produzido pela Abraji pode ser acessado aqui.

A Repórteres Sem Fronteiras apresentará dados preliminares do Observatório de Violações da Liberdade de Imprensa na Amazônia, colhidos desde a morte de Bruno e Dom, e o evento contará com a participação do Observatório do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ARTIGO 19 dará atualizações sobre os obstáculos para o cumprimento pelo Estado brasileiro da medida cautelar em trâmite na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que, em 11.jun.2022, concedeu medidas para localizar o paradeiro de Bruno e Dom. Desde então, a CIDH acompanha as ações adotadas para investigar e responsabilizar os envolvidos nos assassinatos e para assegurar que os fatos do caso não voltem a se repetir. Em particular, a CIDH segue cobrando do Estado brasileiro a garantia da segurança e proteção de defensores e comunicadores na região e instou o país a instalar de maneira inédita um Mecanismo Especial de Seguimento da situação do Vale do Javari.

O Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública estará presente no evento por meio de representante. A instância tem o intuito de apoiar as investigações que tratem de violências contra jornalistas e comunicadores sociais e já declarou publicamente que acompanharia o caso de Bruno e Dom.

Serviço

  • Onde: Instituto Vladimir Herzog - Rua Duartina, 283 - Sumaré
  • Quando: 5.jun.2023 às 10h (credenciamento a partir das 9h30)
  • O que: “Coletiva de imprensa - 1 ano do assassinato de Dom Philips e Bruno Pereira - qual a resposta do Estado brasileiro?”

Credenciamento

Para confirmar sua participação ou de seu veículo na coletiva, inscreva-se via nosso formulário até 4 de junho informando nome e veículo dos jornalistas.

Contatos para a imprensa

Tatiana Farah - Abraji: (11) 99375-9242
Lucas Barbosa - Instituto Vladimir Herzog: (48) 99123-8254/ [email protected]
Regina Diniz - CDI: (11) 98572-4041/ [email protected] RSF 
Bia Barbosa- RSF: (61) 99951-4846

Assinatura Abraji