Mestres do jornalismo se encontram no Congresso da Abraji
  • 06.08
  • 2021
  • 13:00
  • Abraji

Formação

Mestres do jornalismo se encontram no Congresso da Abraji

Além de treinar estudantes, mostrar novas iniciativas jornalísticas independentes e talentos de várias regiões, o maior Congresso de jornalismo do Brasil é também um espaço de memória e homenagens. A programação do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo inclui uma sessão histórica: Marcelo Beraba, cofundador da Abraji entrevista Fernando Gabeira, que completou 80 anos e é um ícone de gerações.

O encontro de mestres faz parte da décima edição do programa “Jornalismo Essencial - Diálogos”, lançado em março deste ano, que é conduzido por Beraba nas redes sociais da Abraji. Um dos fundadores da Abraji vem recebendo profissionais no seu canal para discutir as funções da profissão, seus trabalhos mais marcantes, os pontos de inflexão na carreira de repórteres e os desafios para realizar apurações mais robustas no contexto brasileiro. 

A entrevista gravada estará disponível para os participantes a partir das 16h30 do dia 27 de agosto. Para assistir é necessário se inscrever no Congresso. Clique aqui.

Gabeira vai falar sobre os efeitos da pandemia na restauração da credibilidade e função social da imprensa, acossada no mundo inteiro pelo negacionismo. Ele lembrará que a audiência dos veículos aumentou e o elo com a ciência tomou outra dimensão. O jornalista também conta sobre suas origens mineiras, de seus primeiros anos de atuação, das necessidades atuais da profissão, de suas coberturas históricas, inclusive fora do Brasil, de sua contribuição acadêmica, e dos ensinamentos a partir do contato com outros profissionais, desde que, aos 19 anos, ganhou sua primeira máquina fotográfica. 

Montar o currículo de Gabeira é um desafio. Atualmente, Gabeira é colunista da GloboNews e do jornal O Globo e acaba de retomar seus programas especiais. Em outubro estreia um documentário para o canal a cabo que mostrará um caminho simbólico: estradas entre Rio e São Paulo e os andarilhos que circulam ali.

Como diz o texto publicado no site da Universidade de São Paulo: “alguém que participou da luta armada, ficou exilado por nove anos, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, concorreu à Presidência da República por duas vezes e é autor de dez livros. Isso, sem nunca ter deixado de lado o jornalismo, marcado por um texto brilhante e uma atuação inquieta. Não é à toa que ele é considerado um dos melhores comentaristas da Globonews. Então, resumir as oito décadas de vida de Fernando Gabeira em alguns milhares de caracteres de texto se torna, mais do que um tour de force, quase uma injustiça com o perfilado. Mais do que um texto, Gabeira merece uma reflexão”. 

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL. O evento terá apoio de mídia de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, PUC-SPTextual Comunicação e UNESCO
 

Serviço
16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo 
23 a 29 de agosto de 2021
Inscreva-se em congresso.abraji.org.br
Email para dúvidas: [email protected]

Foto: Reprodução / Facebook gabeiracom

Assinatura Abraji