Programa Jornalismo Essencial - Diálogos recebe a repórter Adriana Irion
  • 16.07
  • 2021
  • 16:30
  • Abraji

Formação

Programa Jornalismo Essencial - Diálogos recebe a repórter Adriana Irion

No próximo encontro do programa Jornalismo Essencial - Diálogos, o cofundador da Abraji Marcelo Beraba conversará com Adriana Irion, repórter especial e integrante do Grupo de Investigação da RBS (GDI). Além dos destaques na sua carreira de repórter, Irion vai discutir ainda os bastidores de grandes trabalhos investigativos que desenvolveu.

O programa vai ser transmitido pelo Youtube e Facebook da Abraji, nesta terça-feira, 20.jul.2021, a partir das 19h.

Adriana Irion trabalha há 29 anos no Grupo RBS, onde atuou em diversas áreas do jornalismo. Desde 1995, a jornalista tem seu trabalho voltado para a Editoria de Polícia, investigações de crimes em presídios e em unidades de internação de adolescentes. Em 2007, Irion começou a atuar também como repórter de Política, com a cobertura de casos de corrupção no poder público, de operações da Polícia Federal e investigações de crimes do colarinho branco. 

Entre os reconhecimentos de seu trabalho, a repórter já recebeu o Prêmio Esso Regional, o Prêmio Latino-americano de Jornalismo de Investigação, do Instituto Prensa y Sociedad, o Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa e ganhou três vezes o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. 

Durante o programa, Adriana Irion e Marcelo Beraba vão comentar trabalhos investigativos da convidada. O primeiro será a série de reportagens premiada “Meninos Condenados”, de 2012, que contou a história e destino de 162 jovens que passaram pela então Febem (Fundação Estadual do Bem-estar do Menor). Realizado em parceria com o jornalista José Luís Costa, o trabalho de investigação mostra dados impressionantes acerca do grupo de adolescentes que cumpriram medida judicial em Porto Alegre, em 2002. Dos 48 jovens que morreram, a maioria foi executada a tiros antes de completar 25 anos, vítimas de vingança ou de cobranças relacionadas ao tráfico. 

Além desse grande trabalho de apuração, serão discutidos outras duas matérias relacionada à esfera do poder público. “Dinheiro pelo bueiro” revelou, em 2016, irregularidades na gestão do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Porto Alegre (RS). À época, o DEP pagou por serviços inexistentes de limpeza e manutenção de equipamentos de drenagem da capital gaúcha.

Em 2012, Irion mostrou em uma série de reportagens que uma funcionária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul não cumpria sua carga horária de trabalho. A repórter observou durante 15 tardes a rotina da servidora, que dividiu o tempo entre passeios com o seu cachorro e a realização de compras no comércio da região. 

Repositório de lives

O Programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foca em questões que colocam em risco a segurança dos jornalistas, seja ela física ou no mundo digital, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão.

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021.

Assinatura Abraji