Live do Programa Tim Lopes discute os riscos e as dificuldades na cobertura da Região Amazônica
  • 08.09
  • 2021
  • 13:07
  • Abraji

Acesso à Informação

Live do Programa Tim Lopes discute os riscos e as dificuldades na cobertura da Região Amazônica

A live do Programa Tim Lopes receberá, na quinta-feira (9.set.2021), o repórter fotográfico Edmar Barros. No dia 23 de agosto deste ano, ele foi ameaçado de morte. A Abraji lançou uma nota a respeito dois dias depois, repudiando o caso. A conversa será transmitida pelo Instagram da Abraji, das 20h às 21h. 

A entrevista será feita por Angelina Nunes, coordenadora do programa Tim Lopes, e nela serão discutidos os riscos e as dificuldades da cobertura jornalística na região Amazônica. 

Edmar Barros trabalha como freelancer em veículos nacionais e internacionais sobre questões que envolvem o estado do Amazonas. Ele tinha voltado de uma viagem pelo Sul da região, quando recebeu uma mensagem pelo celular de um número desconhecido afirmando que poderia ser assassinado caso continuasse cobrindo os crimes ambientais. 

O jornalista vai falar a respeito de sua experiências em seus últimos 18 anos de trabalho. Entre as maiores dificuldades, comenta que o primeiro desafio é o de chegar aos locais. "Têm cidades do interior, que se você sai da capital Manaus, demora vinte dias para chegar de barco", diz. E sobre os riscos, conta que são mais complexos do que precisam ser, pois "se o cara quiser te matar, ele vai te matar tranquilamente, e não vai ser incomodado por ninguém". 

Repositório de lives da Abraji

A live do Programa Tim Lopes é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Marcelo Beraba discute a essência do jornalismo investigativo com repórteres especializados, chamando atenção para matérias específicas, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão. 

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021.

Assinatura Abraji