Live do Programa Tim Lopes discute o PCC e o crime organizado no Brasil
  • 06.07
  • 2021
  • 14:40
  • Abraji

Formação

Live do Programa Tim Lopes discute o PCC e o crime organizado no Brasil

A live do Programa Tim Lopes receberá, na próxima quinta-feira (8.jul.2021), pela primeira vez, dois convidados: os jornalistas Alexandre Hisayasu, repórter da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo do norte do país, e Lucas Barbosa, repórter especializado em segurança pública do jornal O Povo, em Fortaleza, no Ceará. A conversa será transmitida pelo Instagram da Abraji, das 20h às 21h.

A entrevista será feita por Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, e nela serão discutidos o avanço do Primeiro Comando da Capital (PCC) e o crime organizado no Brasil, a cobertura e os riscos que envolvem as reportagens da área de segurança pública. O PCC, segundo reportagem especial do El País, é o grupo mais poderoso de crime organizado da América do Sul com 35.000 membros, rituais secretos e regulamento interno que proíbe matar sem licença.

Alexandre Hisayasu é repórter há duas décadas. Ele já trabalhou em veículos como Folha de São Paulo, Revista Veja, Estadão, Diário de São Paulo e, atualmente, na Rede Amazônica, afiliada da TV Globo atuando em um núcleo investigativo de reportagens nos estados do Amazonas, de Rondônia e de  Roraima. Os seus últimos trabalhos tratam de ataques criminosos que ocorreram em Manaus, que começaram no final da noite de 5 de junho deste ano, quando bandidos incendiaram ônibus, agências bancárias e uma ambulância. Na época, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, informou que os bandidos fizeram os ataques por causa da morte de um traficante da cidade.

Em entrevista para o podcast Agulha, em nov.2020, ao conversar a respeito dos riscos de segurança de repórteres, Hisayasu disse que ainda não sofreu nenhum tipo de ameaça. Entretanto, ele afirmou ter ouvido notícias de jornalistas que foram agredidos durante algumas coberturas. “Eu acho que aqui, no norte do país, a segurança do jornalista é mais frágil, é mais vulnerável sim”, diz. 

O outro entrevistado na live é Lucas Barbosa, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e que atua em redações desde 2014. Especializado na cobertura de segurança pública, Barbosa é repórter do jornal O Povo, cobriu a expansão das duas maiores facções do País no Ceará, o Comando Vermelho (CV) e o PCC, assim como o surgimento da facção cearense Guardiões do Estado (GDE), que surgiu em 2015.

Entre suas reportagens sobre a guerra entre facções estão a Chacina do Forró do Gago — a maior da história do Ceará, com 14 mortos —, os ataques generalizados promovidos a prédios públicos e equipamentos privados, em 2019, e o recente racha no CV. Uma de suas reportagens a respeito do PCC trouxe também detalhes sobre a operação Reino de Aragão, deflagrada pela Polícia Federal contra a facção Guardiões do Estado, em março de 2020. 

Atualmente, ele faz mestrado em Avaliação de Políticas Públicas, na Universidade Federal do Ceará (UFC)  e sua pesquisa trata da expansão das facções criminosas no estado e as políticas de segurança pública.

Repositório de lives da Abraji

A live do Programa Tim Lopes é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Marcelo Beraba discute a essência do jornalismo investigativo com repórteres especializados, chamando atenção para matérias específicas, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão.

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021. 

Assinatura Abraji