Em 2021, desertos de notícias reduziram no Brasil
  • 25.02
  • 2022
  • 14:09
  • Abraji

Acesso à Informação

Em 2021, desertos de notícias reduziram no Brasil

A nova edição do Atlas da Notícia, maior e mais completo levantamento sobre a presença do jornalismo local no país, revelou uma tendência positiva para o Brasil. Em 2021, houve uma redução de 9,5% no número de municípios classificados como desertos de notícias - locais em que a população não dispõe de informações de veículos jornalísticos sobre o lugar onde vive. Foram 312 municípios que saíram da lista de desertos de notícias. Apesar disso, 29,3 milhões de pessoas permanecem sem acesso a informações jornalísticas locais (13,8% da população brasileira).

No total, 2.968 cidades ainda são consideradas desertos de notícias - 5 em cada 10 municípios brasileiros.

Rio Grande do Norte e Tocantins lideram o ranking de Estados com maior incidência de desertos da notícia. Nesses estados, dois em cada dez municípios contam com algum veículo que produz notícias locais. 

Iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), o Atlas da Notícia de 2021 contou com patrocínio do Meta Journalism Project, parceria institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Intercom, além da colaboração de 174 voluntários de 28 escolas de jornalismo.

Os quase desertos de notícias, onde a população dispõe de informações produzidas por um ou dois veículos locais, somam 1.460 municípios e são habitados por 31,8 milhões de brasileiros (15% da população do país). Em 2021, a lista de municípios nessa condição apresentou um acréscimo de 273 cidades. 

Destaque para iniciativas on-line

Os dados obtidos para esta quinta edição mostraram também que as iniciativas on-line passaram a corresponder ao segmento com maior representação no universo do jornalismo local. Das 642 novas iniciativas que foram incorporadas à base de dados pelo censo em 2021, 449 são on-line. Ao todo, o Atlas da Notícia mapeou 13.734 veículos jornalísticos em atividade no ano passado.

De acordo com Sérgio Lüdtke, coordenador da equipe de pesquisadores, os resultados da quinta edição do Atlas da Notícia confirmam as hipóteses que haviam sido levantadas na edição anterior, de 2020. “Elas [as hipóteses] nos mostravam uma tendência de redução de desertos, territórios que estão sendo ocupados por empreendimentos digitais, muitos deles por ação individual de jornalistas, e agora, vê-se, também por iniciativas comunitárias. Esses novos empreendimentos têm o desafio da sustentabilidade e da independência editorial para que o jornalismo que produzem esteja a serviço das comunidades onde atuam”, afirma ele.

Novidades da quinta edição

Este ano, além de apresentar mudanças no site do Atlas da Notícia, a quinta edição será sucedida por uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é aprofundar a busca por informações sobre a condição do jornalismo local no país. O trabalho está sendo desenvolvido pela agência Volt Data Lab, liderada por Sérgio Spagnuolo, que também é diretor da Abraji.

Segundo o presidente do Projor, Francisco Rolfsen Belda, "por meio deste censo anual, e agora com uma série histórica ampliada, será possível não apenas identificar os cenários locais do jornalismo no país, mas também acompanhar suas tendências e movimentos, estabelecendo relações importantes sobre a dinâmica de sobrevivência de organizações noticiosas em diferentes contextos socioeconômicos e demográficos."

Sérgio Spagnuolo, coordenador de dados do Atlas, avalia que o aprimoramento da pesquisa e dos dados da iniciativa possibilita a produção de estatísticas mais precisas sobre a situação do jornalismo local no país. “Desenvolvemos novas funcionalidades de exploração de dados que vão ajudar ainda mais jornalistas e pesquisadores”, completa Spagnuolo. 

“As informações do estudo nos apoiam no desenvolvimento de projetos e iniciativas que possam endereçar as reais necessidades do ecossistema de notícias e das suas comunidades”, conta Maíra Carvalho, líder de parcerias com veículos de notícias do Meta no Brasil. 

Buscando fortalecer esse ecossistema de mídia, a Abraji e o Meta Journalism Project lançaram, este ano, o programa Acelerando a Transformação Digital, direcionado a profissionais e estudantes que haviam participado de uma das edições dos cursos de jornalismo local oferecidos pela Abraji. Para Carvalho, a expectativa é que esses novos projetos colaborem nos resultados da próxima edição do Atlas da Notícia, ampliando a oferta de jornalismo local no país.

Assinatura Abraji