Atlas da Notícia de 2020 mostra o avanço do digital nos desertos de notícias
  • 02.02
  • 2021
  • 19:07
  • Abraji

Acesso à Informação

Atlas da Notícia de 2020 mostra o avanço do digital nos desertos de notícias

Cerca de 34 milhões de brasileiros não têm acesso a qualquer informação jornalística sobre o lugar onde vivem. Esse é um dos dados que serão apresentados na quarta edição do Atlas da Notícia, considerado o maior e mais completo levantamento sobre a presença do jornalismo local no país. O estudo, realizado pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), em parceria com a Abraji, Intercom e escolas de jornalismo, foi financiado pelo Facebook Journalism Project.

“O Atlas da Notícia é uma espécie de censo da imprensa local brasileira", diz Francisco Belda, presidente do Projor. "Além do mapeamento geográfico, a pesquisa gera também dados importantes como o tipo de conteúdo publicado e o fechamento de veículos. São informações essenciais para iniciativas focadas no aprimoramento do jornalismo local brasileiro."

Nos dados obtidos pelos pesquisadores, 3.280 municípios no Brasil são considerados desertos de notícias - ou seja, seis em cada dez foram classificados nessa situação. A nova edição destaca um cenário positivo: aumento de 10,6% na base de veículos jornalísticos, com o fortalecimento de veículos digitais. No entanto, segundo o material de divulgação, “o fechamento de jornais sinaliza a piora da crise do meio”.

     

A quarta edição inclui um pacote de dados na linguagem R que visa facilitar o acesso aos dados por parte de pesquisadores, jornalistas e programadores. O front de pesquisa, análise e mapeamento do Atlas está a cargo da agência Volt Data Lab, liderada pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. 

O Atlas da Notícia identificou 13.092 veículos jornalísticos em atividade em 2020. O levantamento apontou o fechamento de 272 veículos e incorporou à base 1.170 novos veículos nativos digitais, a maior parte deles na região nordeste do país. O registro desses novos meios digitais levou à redução do número de desertos em cerca de 5,9% em relação à terceira edição da pesquisa.

Outros 113 municípios passaram a fazer parte da lista de quase desertos de notícias, municípios que contam com apenas um ou dois veículos de comunicação local. Esses “quase desertos” são habitados por 28,9 milhões de brasileiros. 

Segundo o levantamento, 1.187 municípios brasileiros se enquadram nessa condição. Os estados do Tocantins e Rio Grande do Norte têm a maior incidência de desertos da notícia. Apenas dois em cada dez municípios contam com algum meio de comunicação com produção de notícias locais.

"Como em qualquer 'censo', os dados precisam de tempo e de constante atualização para começar a refletir mudanças importantes”, sublinha Sérgio Spagnuolo.  "Em levantamentos anteriores, os dados mostravam o impresso ainda muito presente. Agora, com a ampliação das nossas bases e aprofundamento da pesquisa, conseguimos ver a expansão do jornalismo on-line."

Sérgio Lüdtke, coordenador da equipe de pesquisadores, dá mais detalhes da metodologia: 

"Por um lado, procuramos qualificar a base do Atlas, atualizando e agregando mais informações aos veículos que já constavam dela; E, por outro lado, nos focamos nas áreas que apareciam como desertos nas pesquisas anteriores". 

Para isso, ainda segundo Lüdtke, os pesquisadores usaram softwares como CrowdTangle, que ajudou a identificar novos veículos e os colaboradores passaram a coletar também dados de outros estados.

Na versão 2020, o mapa contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações, como 22 escolas de jornalismo. Para contato com os organizadores e ter acesso ao release original clique aqui

Nesta quarta-feira (03.fev.2021), os dados completos estarão disponíveis no Observatório da Imprensa. O Atlas da Notícia se inspira no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.  As informações completas de outras edições estão disponíveis neste site.  
 

Assinatura Abraji