Apresentador sofre ameaça de morte em Roraima
  • 07.04
  • 2021
  • 09:16
  • Bruna Lima

Liberdade de expressão

Apresentador sofre ameaça de morte em Roraima

A Polícia Civil de Roraima investiga uma ameaça de morte contra Diego Santos, apresentador do Programa Verdade no Ar, da TV Norte Boa Vista, afiliada do SBT em Roraima. Na manhã da última quinta-feira (01.abr.2021), o jornalista abriu a caixa de correio da casa onde mora e encontrou um envelope com um bilhete e duas balas de calibre 380.

Diego Santos comanda um programa policial no qual denuncia irregularidades do poder público e facções criminosas do estado.  O apresentador tem certeza que a ameaça foi motivada pelo seu trabalho no “Verdade no Ar”. O delegado Emerson Freire, que está responsável pelo caso, disse à Abraji que todas as linhas de investigação ainda estão abertas.

“Por enquanto temos acesso às câmeras da vizinhança, mas ninguém foi identificado. Ainda estamos investigando, o caso não será esquecido. Iremos fazer o possível para apontar o responsável pela ação”.

Foto do bilhete deixado na caixa de correspondência do apresentador | Créditos: Diego Santos

Na mensagem encontrada pelo apresentador, o autor anônimo escreveu: “A medida exata para silenciar qualquer denúncia”. Após entender do que se tratava a correspondência, Santos divulgou a ameaça no programa “Verdade no Ar” e depois registrou um Boletim de Ocorrência no  1º Distrito Policial, em Boa Vista.

Depois do bilhete enviado com munição,  a emissora decidiu que o Diego Santos e sua família passariam a ser escoltados por seguranças.

“Eu estou acostumado a ser detonado em redes sociais, vários políticos já entraram em contato com a TV reclamando de algumas denúncias, eu já fui processado. Isso tudo é direito da pessoa, mas sair desse plano e se tornar uma ameaça à minha integridade física e à minha vida, é a primeira vez”, disse Santos à Abraji. 

A Federação Nacional de Radialistas - FITERT e o Sindicato de Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão, Televisão e Publicidade do Estado de Roraima emitiram uma nota conjunta em solidariedade ao apresentador. O Grupo Norte de Comunicação também publicou um comunicado em que repudia a ameaça e o cerceamento da liberdade de expressão, e também afirma o compromisso da empresa com a informação. 

Ataque à liberdade de imprensa na região

Em entrevista ao SBT News, o delegado Emerson Freire declarou que o direcionamento da Polícia Civil na investigação do caso não é apenas para o apresentador Diego Santos, mas, sim, para o exercício livre da imprensa na região.

Há cerca de cinco meses, o apresentador Romano dos Anjos, da TV Imperial, afiliada da Record em Roraima, foi sequestrado dentro de casa enquanto jantava com a mulher. Nenhum envolvido com o caso foi identificado ou preso e o prazo para a conclusão do inquérito foi adiado pela terceira vez.

Leticia Kleim, assessora jurídica da Abraji, reforça a importância do comprometimento das autoridades públicas na investigação e processamento do caso diante do cenário atual de escalada de violações à liberdade de imprensa.

“A impunidade nos crimes contra jornalistas tem também um caráter perverso de promover a autocensura, especialmente nos casos que ocorrem fora das grandes metrópoles, onde a importância dos meios de comunicação locais é ainda maior, para garantir o direito à informação da população”, destacou.

O Brasil está entre os dez países do mundo em que há mais mortes de jornalistas e os autores do crime saem impunes, segundo ranking do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ). No ano passado, o país ocupava a oitava posição, uma piora em relação ao ano de 2019. 

Segundo o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foram 428 ataques a jornalistas e à imprensa em 2020, 105,77% a mais do que em 2019. A Abraji contabilizou 167 violações à liberdade de expressão no primeiro semestre de 2021.

O caso do comunicador de Roraima se soma a outros episódios divulgados por diversas organizações ligadas à proteção de jornalistas. O Programa Tim Lopes, da Abraji, acompanha casos de assassinatos de comunicadores, principalmente no interior do país e em regiões fronteiriças.

“Chama atenção a urgência da defesa e proteção da liberdade de expressão, relembrando o papel essencial que os profissionais da imprensa desempenham ao levar informações de interesse público à sociedade, fundamental para a manutenção da democracia”, destaca Kleim. 

**Reportagem atualizada às 12:36 do dia 7 de abril de 2021.
 

Assinatura Abraji