Alexandre de Moraes confirma presença no 15º Congresso da Abraji
  • 03.09
  • 2020
  • 10:31
  • Abraji

Formação

Alexandre de Moraes confirma presença no 15º Congresso da Abraji

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito das fake news, será entrevistado por Natuza Nery, jornalista da GloboNews, ao vivo, no dia 11.set.2020, às 11h15, durante o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. A entrevista é uma das 34 atividades do evento que contará com mais de 90 painelistas - 17 deles internacionais. O Congresso é considerado o maior evento de jornalismo da América Latina e será 100% on-line, nos dias 11.set.2020 e 12.set.2020. Para se inscrever, clique aqui.

Em razão das crises sanitária e econômica, o evento é gratuito, mas os participantes estão sendo convidados a doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji, que defende a liberdade de expressão e de imprensa, o direito de acesso a informações públicas, além da elevação da qualidade do jornalismo praticado no país. Isso é feito por meio do Congresso, dos cursos e eventos organizados pela associação e que são abertos à comunidade jornalística.

A Abraji também confirmou para a edição deste ano a presença de Miguel Nicolelis, neurocientista e coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio do Nordeste. Ele vai representar a comunidade científica na mesa Desafios na cobertura do jornalismo científico durante a covid-19, que terá participação dos jornalistas Vinicius Ferreira, da Fiocruz, e de Roberta Jansen, do Estadão. 

Outra presença confirmada é a da jornalista Renata Lo Prete, apresentadora do Jornal da Globo e do podcast "O Assunto". Ela falará de como é feita a produção, em mesa que reúne ainda José Roberto de Toledo, apresentador do “Foro de Teresina”, podcast da piauí, e Conrado Corsalette, do “Durma com Essa”, podcast do Nexo.

Entre os convidados internacionais estão Clare Baldwin e Andrew Marshall, que vão compartilhar suas experiências investigando execuções extrajudiciais. Eles ganharam o Prêmio Pulitzer em 2018 por uma série de reportagens sobre a guerra às drogas nas Filipinas e em 2019 pela cobertura da perseguição violenta aos Rohingya, um grupo minoritário muçulmano do Myanmar.

A colombiana Lina Cuellar, diretora da Asociación Sentiido de jornalismo independente; a boliviana Isabel Mercado, diretora do jornal Página Siete; e a venezuelana Gabriela Buada Blondell, fundadora do site Caleidoscopio Humano, debatem sobre ataques misóginos e machistas contra as profissionais de imprensa na América Latina com Sandra Chaer, fundadora da Comunicar Igualdad, organização da sociedade civil argentina sobre comunicação, gênero e direitos humanos.

Dois eventos paralelos fazem parte da programação do 15º Congresso: o VII Seminário de Pesquisa (10.set.2020), que discute 15 pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo, além de três trabalhos de conclusão de curso (TCCs); e o 2º Domingo de Dados (13.set.2020), maratona de quase nove horas de cursos de jornalismo de dados. É preciso se inscrever em cada evento separadamente. 

O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Estadão, Folha de S. Paulo, Itaú, JSK, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL, e apoio de mídia de CBN, Correio, GloboNews e Grupo RBS.

Serviço
15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo 
11 e 12 de setembro de 2020
Inscreva-se em congresso.abraji.org.br

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Assinatura Abraji