Abraji abre inscrições para 2º Domingo de Dados
  • 13.08
  • 2020
  • 14:15
  • Abraji

Formação

Abraji abre inscrições para 2º Domingo de Dados

A partir desta quinta-feira (13.ago.2020), estão abertas as inscrições para o 2º Domingo de Dados. O evento faz parte do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e também será realizado virtualmente no dia 13.set.2020.

Em razão da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19, as inscrições são gratuitas. No entanto, aqueles que puderem podem doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji. Clique aqui para se inscrever.

O Domingo de Dados é um dia dedicado exclusivamente a oficinas de jornalismo de dados. Serão trabalhadas linguagens de programação como R, Python e SQL, além de estatística para jornalistas. Grandes investigações baseadas em dados e visualizações, cobertura das eleições e Open Source Intelligence também estarão em foco.

Os instrutores são jornalistas, desenvolvedores especializados e pesquisadores de cada tema como Jennifer Lafleur, ex-diretora de jornalismo assistido por computador da ProPublica e editora sênior de jornalismo de dados na Reveal; Mathias Felipe, pesquisador do Jolt, iniciativa de investigação europeia sobre o futuro do jornalismo; Luiza Bandeira, pesquisadora associada do Atlantic Council; e Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados, entre outros.

Os diretores da Abraji Amanda Rossi, Katia Brembatti, Natália Mazotte e Sérgio Spagnuolo também vão ministrar oficinas.

“O Domingo de Dados foi pensado como uma forma de reunir a comunidade brasileira de jornalistas de dados e apresentar esse tipo de investigação jornalística a todos os interessados, independente do nível de experiência”, explica Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji. “As técnicas e ferramentas usadas já são realidade em diversos países, contribuindo para a melhoria do jornalismo”, conclui.

Na versão digital, em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas, outras transmitidas ao vivo, e algumas serão gravadas, mas com sessão de perguntas e respostas ao vivo após o streaming.

Aos inscritos, todos os conteúdos ficam disponíveis na plataforma por 30 dias.

Serviço
2º Domingo de Dados 
13 de setembro de 2020
Inscreva-se aqui

Assinatura Abraji