Abraji lança projeto Caravana para fortalecer jornalismo local
  • 19.10
  • 2023
  • 15:34
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji lança projeto Caravana para fortalecer jornalismo local

A Abraji lança neste mês de outubro o Projeto Caravana, uma iniciativa que vai ajudar com treinamentos especialmente desenvolvidos para a realidade de cada organização de comunicação e imprensa voltada para o jornalismo local, além de incentivo financeiro. Nesta primeira fase do projeto, serão apoiadas dez organizações de todas as regiões do país. Elas foram selecionadas a partir de um chamamento público de inscrições. O financiamento é da Fundação Ford

A proposta é fortalecer o trabalho de comunicação que já existe em territórios com pouca cobertura jornalística. Esta é a primeira Rede Nacional de Treinamento Móvel oferecida pela Abraji. Inspirado nas iniciativas de sucesso ‘Jornalismo e Periferias’ e ‘Jornalismo Local’, da própria Abraji, o Projeto Caravana é coordenado por Nina Weingrill (cofundadora da Énois Laboratório de Jornalismo) e Thaís Cavalcante (cofundadora do portal Favela em Pauta). 

"A ideia deste projeto é fortalecer redes locais de jornalistas e comunicadores e melhorar o desempenho de profissionais e estudantes. Queremos oferecer formação com foco na sustentabilidade do jornalismo local, técnicas de investigação, coleta de dados, verificação de fatos, uso de bases de dados públicas e como usar na elaboração de reportagens, conceitos fundamentais do direito, entre outros assuntos de interesse dessas organizações e suas comunidades", afirma Sérgio Ludtke, coordenador de cursos da Abraji.

O projeto de formação terá instrutores para um ciclo de formação virtual e outro presencial, com aulas itinerantes pelas regiões das próprias organizações, localizadas no Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste. As formações serão realizadas a partir das necessidades de cada território e o conteúdo da aula deve ser multiplicado em treinamentos locais para cerca de 250 pessoas.

O projeto estreia com dois dias de workshop da Associação Fala Roça, no Rio de Janeiro. O treinamento será realizado nos dias 25 e 26.out.2023, com organização do Desenrola, Rocinha.  A formação inclui aula de história da Rocinha, fundamentos das práticas jornalísticas, desenvolv imento de conteúdo e uso da Lei de Acesso à Informação (LAI), entre outros tópicos. 

"Temos um histórico bem-sucedido em cursos de formação, como o Jornalismo Local e o Jornalismo e Periferias, e por isso decidimos partir para uma nova fase. Queremos promover o treinamento voltado para as particularidades de cada organização contemplada, levando em consideração necessidades específicas e a realidade da região em que está inserida. O objetivo é tornar essas organizações mais fortes para promover o jornalismo local e a cidadania", afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji., afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji.

As organizações contempladas nesta primeira fase do Projeto Caravana são:

Assinatura Abraji