Abraji lança curso online de jornalismo local
  • 09.10
  • 2019
  • 11:30
  • Abraji

Formação

Abraji lança curso online de jornalismo local

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está lançando, com apoio do Facebook Journalism Project, o mais completo curso online já realizado no Brasil para profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Gratuito e aberto a jornalistas, o ​Jornalismo Local Sustentável​ será realizado em oito semanas, entre 21 de outubro e 13 de dezembro de 2019.

O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: ​Jornalismo local de qualidade​; ​Territórios e comunidades​; ​Ferramentas digitais para jornalistas​; e ​Jornalismo economicamente sustentável​.

Nesses módulos, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.

A coordenação acadêmica é de Sérgio Lüdtke, e a lista de professores e suas respectivas disciplinas é a seguinte: 
 

Marcelo Beraba

Fundamentos do Jornalismo

Angela Pimenta

Ética, independência e impacto

Angelina Nunes

Planejamento, apuração e edição

Amanda Rossi

Jornalismo de dados

Rodrigo Vizeu Podcast

Arnaldo Carvalho

Vídeo

Bruno Scartozzoni

Storytelling

Marina Atoji

Lei de Acesso à Informação

Nina Weingrill

Jornalismo Local

Reinaldo Chaves

Ferramentas Abraji

Ana Brambilla

Gestão de comunidades e Jornalismo e redes sociais

Sérgio Lüdtke

Monitoramento e Desinformação

Taís Gasparian

Questões legais na internet

Raphael Hernandes

Segurança Digital

Francisco Belda

O negócio jornalístico

Marco Migliavacca

Modelos de negócios e Noções de tecnologia para jornalistas

Luciana Cardoso

Produtos digitais

Adriana Garcia

Visão empreendedora

Pedro Burgos

Analytics

Lívia Vieira

SEO

Monica Marques

Segurança pessoal e comunicação não-violenta

 

Haverá ainda depoimentos de quatro profissionais sobre sua experiência com o jornalismo local: ​Elvira Lobato​, ​Gabi Coelho​, ​Kátia Brasil​ e ​Vagner de Alencar​.

Os conteúdos estarão disponíveis em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook.

Pesquisa feita pelo ​Atlas da Notícia​ mostra que há vastas regiões do país onde a imprensa local inexiste. Em muitos outros lugares, ela está em crise ou é dominada por grupos políticos ou religiosos. “É fundamental para a democracia brasileira que, mesmo nas pequenas cidades, tenhamos um jornalismo pautado pela independência, que fiscalize o uso correto dos recursos públicos e denuncie abusos”, disse o presidente da Abraji, ​Daniel Bramatti​. “Consideramos esse curso uma contribuição para revigorar a imprensa local, segmento que foi atingido com muita força pela crise da mídia.”

"Acreditamos que o jornalismo local mais forte torna as comunidades e a democracia mais sólidas. Se nosso objetivo é criar comunidades mais informadas, precisamos ajudar a fortalecer os jornalistas que vão contar essas histórias", afirma a gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos​.

O número de participantes é limitado a 3 mil profissionais. Caso esse número não seja alcançado, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de jornalismo.

O formulário de inscrições e a lista de espera para estudantes estão disponíveis no ​site do curso Jornalismo local sustentável​. As inscrições já estão abertas.

A ​Abraji​ é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país. Desde 2002, quando a Abraji foi fundada, mais de 9.000 jornalistas já passaram por seus congressos, cursos e treinamentos.

O ​Facebook Journalism Project​ é uma iniciativa do Facebook que busca fortalecer as comunidades, conectando as pessoas ao jornalismo que importa para elas por meio de treinamentos, programas e parcerias.

Assinatura Abraji