Abraji disponibiliza relatório final da CPI da Covid no Pinpoint
  • 19.10
  • 2021
  • 20:05
  • Abraji

Acesso à Informação

Abraji disponibiliza relatório final da CPI da Covid no Pinpoint

Atualizado em: 20.out.2021.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou, nesta quarta-feira (20.out.2021), o relatório final da CPI Covid no Pinpoint, ferramenta gratuita do Google desenvolvida para facilitar o trabalho de jornalistas. Por meio da plataforma, os profissionais de imprensa poderão identificar nomes de pessoas, empresas e locais mencionados no documento elaborado pelo relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid foi instalada no Senado, em abr.2021, para investigar ações e possíveis negligências do governo federal no combate à pandemia de covid-19. Posteriormente, a pedido de senadores, a pauta da investigação foi ampliada; e os parlamentares passaram a apurar também o uso dos recursos federais pelos Estados e municípios.

No domingo (17.out.2021), o jornal O Estado de S. Paulo recebeu, com exclusividade, uma versão da minuta do relatório. Nesta matéria, o jornal listou 15 pontos principais abordados no documento, como as evidências de que o governo Bolsonaro, por orientação do chamado gabinete paralelo, teria estimulado os brasileiros a ignorar medidas de proteção contra a covid-19 para que a população atingisse a suposta imunidade de rebanho.

O relatório final, lido nesta quarta-feira (20.out.2021), foi publicado na coleção intitulada "Documentos recebidos pela CPI da Pandemia no Senado para investigar ações e omissões de governos, atualizado constantemente (Senado Federal)". Para encontrá-lo, basta que o usuário, utilizando uma conta Gmail, busque pelo seguinte termo: “relatoriofinalcpipandemia20out2021”. Devido ao tamanho do arquivo, o documento foi dividido em três partes.

O texto final solicita 68 indiciamentos, entre eles o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido); do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello; dos filhos do presidente, Eduardo Bolsonaro (deputado federal/PSL-SP), Carlos Bolsonaro (vereador/Republicanos-RJ) e Flávio Bolsonaro (senador/Patriota-RJ); da médica Nise Yamaguchi; do ex-assessor especial da Presidência Arthur Weintraub; e do empresário Luciano Hang.

A votação do relatório provisório está prevista para a próxima terça-feira, dia 26.out.2021.

Ontem (19.out.2021), a Abraji disponibilizou, na mesma coleção, a minuta do parecer, com o resumo dos trabalhos da comissão até o dia 17.out.2021. Para acessá-la, o usuário deverá pesquisar pelo termo “minutaresumodostrabalhoscpidapandemiaate17outubrode2021”. O documento também foi dividido em três diferentes arquivos.

Com o auxílio do Pinpoint, a equipe da Abraji observou que o termo “genocídio” apareceu 77 vezes na minuta do parecer. Já no relatório final, o termo foi citado somente 40 vezes. A ferramenta pesquisa e analisa PDFs, além de fazer transcrições automáticas de áudio. Curadora do projeto no Brasil, a Abraji já disponibilizou mais de 44 mil documentos na plataforma.

Siga a Abraji nas redes sociais:
Twitter | Instagram | Facebook

Assinatura Abraji