Abraji condena ameaças e agressões a jornalistas da NSC TV
  • 02.11
  • 2020
  • 17:52
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji condena ameaças e agressões a jornalistas da NSC TV

Na manhã do feriado de Finados (02.nov.2020), uma equipe da NSC TV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, foi agredida enquanto fazia uma reportagem sobre o descumprimento de um decreto que proíbe a permanência de pessoas na faixa de areia das praias de Florianópolis.

Assim que chegaram à praia do Campeche, no sul da ilha, os repórteres Bárbara Barbosa e Renato Soder começaram a registrar o desrespeito ao Decreto Nº 21991, emitido no começo da pandemia e renovado recentemente pela prefeitura da capital catarinense. Também de acordo com outra portaria em vigor - determinada pelo governo estadual -  banhistas e surfistam têm permissão de entrar no mar, mas não podem ficar na areia. Muito menos sem máscara.

As imagens captadas pela equipe seriam usadas no telejornal local da emissora, que abordaria a fiscalização no litoral catarinense.

Por volta das 11h da manhã, um homem - sem máscara e que não estava sendo gravado - se aproximou do repórter cinematográfico Renato Soder e ameaçou quebrar a sua câmera. A repórter Bárbara Barbosa passou a gravar as ameaças com o próprio celular. Um outro homem tentou dar um tapa na profissional e arrancar-lhe o telefone. Uma mulher pegou o aparelho da repórter à força. 

Depois do cerco à equipe, os dois profissionais da emissora registraram boletim de ocorrência. Devido ao feriado, só amanhã a repórter Bárbara Barbosa fará exame de corpo de delito no Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina. Ela tem marcas no pulso e no braço depois de ter sido agarrada por um dos agressores.

A Abraji manifesta solidariedade aos profissionais da NSC TV e pede que as autoridades encontrem os responsáveis e busquem as punições cabíveis. Durante todo o ano de 2020, a Abraji vem mostrando ataques aos jornalistas que estão nas ruas trabalhando durante a pandemia, para levar informações à população. 

Diretoria da Abraji, 02 de novembro de 2020.

 

 

Assinatura Abraji