Abraji repudia agressão de servidores a equipe de TV em MG
  • 29.10
  • 2020
  • 19:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia agressão de servidores a equipe de TV em MG

No fim da manhã desta quinta-feira (29.out.2020), uma equipe da TV Integração, afiliada da Globo na região do Triângulo Mineiro, foi agredida por dois servidores municipais quando fazia uma reportagem sobre as condições de uma unidade de Pronto Atendimento Municipal (PAM), na cidade de Prata. 

O repórter Arcênio Corrêa entrevistava moradores na entrada da unidade, quando o médico Jackeny Melo tentou arrancar o microfone e o celular do profissional. Diego Vilela Pita, supervisor da Divisão de Cultura de Prata, agarrou Corrêa pelo pescoço. O cinegrafista Stanley Mathias tentou intervir para proteger o colega e quase levou um soco.

A TV Integração informou ter registrado boletim de ocorrência e que o repórter Arcênio Corrêa foi submetido a exame de corpo de delito. O exame evidenciou “escoriações leves em região cervical anterior e posterior, escoriação com cerca de três centímetros em terço superior do braço direito”. No atendimento médico, Corrêa ainda relatou dificuldades de engolir.

O prefeito de Prata, Anuar Arantes Amuy (MDB), lamentou o ocorrido e repudiou as agressões à equipe da TV Integração. A prefeitura irá instaurar um procedimento administrativo para apurar o ocorrido, segundo a TV Integração.

A Abraji considera inaceitável que profissionais de imprensa sejam vítimas de violência no exercício de suas funções. É a segunda vez este ano que profissionais da emissora são vítimas de agressões físicas.

Uma imprensa livre é um pressuposto de qualquer regime democrático de direito por realizar um serviço de interesse público. A Abraji se solidariza com o repórter Arcênio Correa e seus colegas agredidos por servidores pagos com dinheiro público, sem qualquer constrangimento, diante das câmeras. E exige que os culpados sejam punidos.

O ataque é uma grave violação à liberdade de imprensa, cujo papel fundamental é informar a sociedade e promover debates sobre questões de interesse público, sobretudo durante o período eleitoral.

Diretoria da Abraji, 29 de outubro de 2020.

Assinatura Abraji