Abraji anuncia mais de 20 convidados internacionais para o 17º Congresso
  • 03.06
  • 2022
  • 18:04
  • Abraji

Formação

Abraji anuncia mais de 20 convidados internacionais para o 17º Congresso

Foto de capa: Montagem de trabalhos publicados nos jornais The New York Times e VG, da Noruega

A exatos dois meses do momento mais aguardado pelos jornalistas brasileiros, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anuncia seus mais de 20 convidados internacionais. Pela primeira vez, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será realizado de forma mista, de 3 a 7.ago.2022.  Haverá sessões remotas e gratuitas e outras presenciais, pagas, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.

O Congresso terá painéis com palestrantes de vários países, como Estados Unidos, Ucrânia, Argentina, Peru, França, Nicarágua, El Salvador, Rússia, México e Colômbia. A programação contempla desde veículos da mídia tradicional a startups jornalísticas independentes. Outros nomes ainda estão sendo sondados.

Para a versão on-line do Congresso, estão confirmados Natalie Remøe Hansen, Erlend Ofte Arntsen, Kristoffer Kumar, do jornal norueguês VG, autores da reportagem que deu origem ao documentário O Golpista do Tinder; Laurent Richard, diretor do Projeto Pegasus, da Forbidden Stories, que revelou o escândalo de milhares de ativistas e jornalistas espionados por governos; as ucranianas Katerina Sergatskova e Sevgil Musayeva, que estão cobrindo a guerra; Julia Angwin, fundadora e editora-chefe da The Markup, criada para investigar o impacto dos algoritmos na sociedade e a falta de transparência das grandes empresas de tecnologia; o engenheiro Christopher Bouzy, do Bot Sentinel, focado no combate à desinformação e que descobriu milhares de perfis falsos no Twitter como seguidores do presidente Jair Bolsonaro; a peruana Paola Ugaz e as mexicanas Maria Teresa Montaño Delgado e Gabriela Martinez vão relatar os ataques sofridos em seus países.

As sessões presenciais e pagas terão como destaque dois especialistas em dados e investigações visuais. 

Haley Willis, do The New York Times, vai mostrar como o jornal de maior prestígio do mundo reconstruiu, depois de seis meses de apuração e cruzando diversas metodologias, a invasão ao Capitólio durante a sessão no Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. O documentário Day of Rage conta, a partir das imagens produzidas pelos próprios apoiadores de Trump, a ordem cronológica dos acontecimentos e como os agressores driblaram a segurança, tomaram o centro de poder da maior potência mundial e ameaçaram os congressistas. A mesma equipe também revelou vídeos e depoimentos de crimes de guerra da Rússia na cidade de Bucha, conhecida pelas imagens de corpos espalhados pelas ruas.

O norte-americano Ben Welsh, do Los Angeles Times, conduz a parceria do jornal com a Universidade de Stanford para coletar e analisar dados públicos vitais. O Big Local News compila, processa e compartilha dados governamentais difíceis de obter. Seus produtos capacitaram as redações a produzir trabalhos de responsabilidade em temas como justiça criminal, saúde pública, habitação e educação.

Outra convidada é Errin Haines, que criou a 19th News, uma organização sem fins lucrativos e apartidária para cobrir a interseção de gênero, raça, poder e políticas públicas. O salvadorenho Carlos Dada, do jornal El Faro, e a nicaraguense Jennifer Ortiz falarão sobre o agravamento da repressão aos jornalistas por parte de regimes autocráticos.

O brasileiro Rosental Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, que foi decisivo para a criação da Abraji e de outras organizações semelhantes na América Latina, participará da sessão dedicada aos homenageados do ano.

A argentina Gabriela Bouret, do La Nación, a colombiana Claudia Báez ( Cuestión Pública/ Chicas Poderosas/ Pulitzer Center), o peruano Jason Martínez (Salud con lupa ), a norte-americana Jéssica Brice (Bloomberg) e um representante colombiano da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) serão os instrutores de cursos ligados à quarta edição do Domingo de Dados.

Confira também como estão divididos os eixos, formatos e temas do Congresso:
 
Eixos: Cenários e tendências; Aprendizado e teoria; Trabalhos e jeito de fazer; Jornalismo sob ataques; e Bastidores de reportagem. Formatos: Curso, oficinas, debates, palestra e roda de conversa. 

Temas: 

Ameaças à democracia 
Ciência e meio ambiente
Proteção e segurança de jornalistas
Desinformação e checagem
Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo
Trilha Eleições 2022
Cobertura especializada (Guerra/Corrupção/Política/Segurança Pública/Esporte/Cultura/Cidades/ Direitos Humanos/ Sociedade)
Jornalismo local e/ou independente
Diversidade, equidade e inclusão
Jornalismo de dados e técnicas de investigação
Podcast, áudio e/ou documentários
Casos de jornalismo colaborativo e/ou investigativo
Estudos sobre jornalismo 
Transparência pública e/ou LAI
20 anos da Abraji e/ou homenagens
 

Ben Welsh, do jornal americano Los Angeles Times. Foto: divulgação


Errin Haines,  fundadora da The 19th News. Foto: Susan Beard Photography, postada no site da organização

Entenda como será o Congresso

Durante dois dias (3 e 4.ago.2022), os participantes poderão acessar cursos, palestras e debates numa plataforma on-line e gratuita. O conteúdo ficará disponível por 30 dias após o fim do evento.

A versão presencial será nos dias 5 e 6.ago.2022, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, que também abrigará a quarta edição do Domingo de Dados (7.ago.2022), dedicado a cursos, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados. 
 

Bolsas e Seminário de Pesquisa

Além do Domingo de Dados, a Abraji incorporou à programação do Congresso estudos acadêmicos e trabalhos de recém-formados (TCCs), que fazem parte do IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O prazo para submeter os trabalhos foi prorrogado. Clique aqui para saber mais. 

A Abraji, em parceria com a Transparência Internacional Brasil, também está selecionando 10 jornalistas da região da Amazônia Legal. A intenção é custear a viagem e hospedagem de repórteres investigativos com atuação local nos estados que compõem essa região (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e Maranhão).

2019, 2020 e 2021

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji é considerado um dos maiores eventos de jornalismo da América Latina. Em razão da pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram gratuitas e on-line. Nesses dois anos, 10 mil pessoas se inscreveram  e cerca de 50% assistiram aos conteúdos. Em 2019, data do último congresso presencial, foi registrado o segundo maior público da história, com cerca de 1.200 pessoas, que assistiram a 91 painéis e oficinas de 187 palestrantes, sendo 15 estrangeiros.

Atualizada em 01.jul.2022, às 12h40.  Janine Jackson, criadora do Fair Counter Spin, desistiu de participar por questões pessoais.

Atualizada em 12.ago.2022, às 11h. Errin Haines não conseguiu viajar a tempo do Congresso. Em seu lugar, a Abraji chamou Neide Duarte, repórter da Globo.

Assinatura Abraji