Abraji prorroga prazo para receber trabalhos no IX Seminário de Pesquisa
  • 31.05
  • 2022
  • 14:28
  • Abraji

Formação

Abraji prorroga prazo para receber trabalhos no IX Seminário de Pesquisa

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) prorrogou, nesta terça-feira (31.mai.2022), o prazo de inscrição de trabalhos para o IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Em vez de 5.jun.2022, resumos expandidos de estudos e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) podem ser enviados até domingo, 12.jun.2022.

Voltadas para pesquisadores, estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados, as atividades vão compor a parte virtual e gratuita do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado na primeira semana de agosto.

Este ano, a Abraji selecionará oito resumos expandidos para apresentação e discussão no IX Seminário de Pesquisa. Com o envio de um resumo expandido, não será necessário elaborar para o evento o artigo completo, que havia sido exigido até a última edição. A ideia é estimular que mais pesquisadores compartilhem seus estudos em andamento sobre jornalismo investigativo.

Assim como no ano passado, somente mestres(as) e doutores(as) poderão submeter os trabalhos científicos. Graduandos(as) e pós-graduandos(as) deverão ser coautores(as) ao lado de um(a) mestre(a) ou doutor(a). 

Quanto à chamada de  trabalhos de conclusão de curso, os TCCs, estão mantidas as três categorias: dissertação, livro-reportagem e produto jornalístico. Três jornalistas recém-formados serão selecionados para apresentar seus TCCs, realizados de modo individual ou em grupo - um trabalho selecionado por categoria. 

Congresso da Abraji

Pela primeira vez, o Congresso da Abraji será misto - com sessões totalmente remotas e outras presenciais, em São Paulo. Durante dois dias (3 e 4.ago.2022), os participantes poderão acessar cursos, palestras e debates numa plataforma on-line e gratuita. A versão presencial será nos dias 5 e 6.ago.2022, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, que também abrigará a quarta edição do Domingo de Dados (7.ago.2022), dedicado a cursos, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados. As inscrições devem começar em breve.

Apresentação de TCCs 

Requisitos:

  • Os trabalhos de conclusão de curso devem ter sido apresentados à defesa em banca, junto às universidades em que foram concluídos, no período compreendido entre jun.2021 e mai.2022;
  • Só serão aceitos trabalhos com carta assinada pelo(a) orientador(a) - seja timbrada pela universidade ou com a assinatura eletrônica do(a) orientador(a) - comprovando sua apresentação e aprovação (clique aqui para obter o modelo);
  • Nos casos de vídeo e fotografia, só serão aceitos trabalhos com autorizações de uso de imagem assinadas pelos(as) entrevistados(as);
  • As monografias e livros-reportagem deverão conter no mínimo 50 páginas e seguir este modelo. Programas de rádio e vídeos, mínimo de 15 minutos. Trabalhos de foto, mínimo de 30 imagens. Reportagens com auxílio de computador deverão ter no mínimo sete páginas;
  • Serão aceitas reportagens em primeira pessoa, seja no estilo Gonzo ou com infiltrações empregando câmeras ocultas.

Prazos e instruções:

  • A inscrição deve ser feita por meio deste formulário on-line até 12.jun.2022;
  • No caso de produção audiovisual, foto ou livro-reportagem, indicar na ficha de inscrição o link para o conteúdo em site de compartilhamento de vídeos ou arquivos. Não é permitido enviar o material em CD, DVD ou exemplar impresso;
  • O resultado da seleção será divulgado no dia 22.jul.2022;
  • Terão vantagem na seleção trabalhos produzidos com uso de fontes primárias (caso em que estudantes buscam dados em fontes originais). Trabalhos com uso de ferramentas de RAC (Reportagem Assistida por Computador), como bancos de dados, e produções multimídia também terão prioridade.

Resumos de pesquisadores

Requisitos:

  • Os resumos expandidos devem estar relacionados ao jornalismo investigativo. Serão privilegiados trabalhos que envolvam os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados e Reportagem Assistida por Computador;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo, RAC e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Combate à desinformação através do jornalismo investigativo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.
  • Atenção: os estudos submetidos não devem ter sido apresentados em eventos acadêmicos anteriores, nem publicados em periódicos;
  • Somente mestres(as) e doutores(as) poderão submeter trabalhos. Graduandos(as) e pós-graduandos(as) deverão ser coautores(as) do resumo expandido ao lado de um(a) mestre(a) ou doutor(a);
  • Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter apenas um único trabalho, seja como autor(a) ou coautor(a).
  • Os(As) autores(as) e coautores(as) deverão eliminar qualquer indício de autoria. Se atente para deletar as seguintes informações do documento: 
    • Dados dos(as) autores(as), como nomes, e-mails, filiações institucionais e número de pesquisador(a) (ORCID);
    • Informações sobre projetos, contratos, apoios e financiamento de pesquisas que permitam deduzir direta ou indiretamente a autoria;
    • Informações relacionadas com estudos anteriores que sejam ponto de partida da nova pesquisa - desde que os(as) autores(as) sejam os(as) mesmos(as);
    • Metadados. Os metadados dos documentos são etiquetas não visíveis que permitem obter informação semântica das propriedades de um arquivo. Eles podem incorporar informações de autorias, datas de modificação, comentários, revisões, versões, anotações e, em definitiva, informação pessoal que comprometeria o anonimato do documento.
  • Não será aceito o envio de trabalhos em formato PDF. Fique atento aos formatos permitidos: .RTF, .DOC, .DOCX ou .ODT.

Prazos e instruções:

  • Enviar resumos expandidos por meio deste formulário on-line até 12.jun.2022;
  • O trabalho deve ter entre duas e cinco páginas e seguir este modelo
  • Os resumos expandidos devem ser submetidos em formato estruturado. A redação deve ser feita com frases curtas e objetivas, organizadas de acordo com a estrutura do trabalho, dando destaque a cada uma das partes abordadas, assim apresentadas:
    • Introdução - informar, em poucas palavras, o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada.
    • Objetivo - deve ser explicitado claramente.
    • Métodos - destacar os procedimentos metodológicos adotados com informações, por exemplo, sobre população estudada, local, análises estatísticas utilizadas, amostragem, entre outros.
    • Resultados - destacar os mais relevantes para os objetivos pretendidos. Os trabalhos de natureza quantitativa devem apresentar resultados numéricos, assim como seu significado estatístico.
    • Conclusões - destacar as conclusões mais relevantes, os estudos adicionais recomendados e os pontos positivos e negativos que poderão influir no conhecimento.
    • Palavras-chave - deverão indicar os principais assuntos abordados.
  • Os resumos serão submetidos à avaliação cega por um comitê de pareceristas ad-hoc. A divulgação dos selecionados acontecerá em 15.jul.2022;
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem resumos expandidos aprovados devem estar cientes de que a publicação dos estudos nos anais do IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo está condicionada ao envio dos trabalhos no formato adequado e à apresentação dos mesmos no evento. 
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem resumos expandidos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 22.jul.2022.
  • Os(As) autores(as) selecionados(as) terão acesso gratuito à parte presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (5 e 6.ago.2022) e ao 4º Domingo de Dados (7.ago.2022). No entanto, deverão arcar com os custos da viagem e hospedagem.

Em caso de dúvidas, escreva para este email: [email protected]
 

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