Edu Carvalho e Enderson Araújo conversam sobre a produção de conteúdo nas comunidades no Brasil
  • 18.03
  • 2022
  • 16:33
  • Abraji

Liberdade de expressão

Edu Carvalho e Enderson Araújo conversam sobre a produção de conteúdo nas comunidades no Brasil

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) estreou nesta quinta-feira (17.mar.2022) um quadro do podcast Jornalismo sem trégua, do Programa Tim Lopes. Em seu primeiro episódio, “Conteúdo sem fronteiras” convidou os comunicadores Edu Carvalho, do Rio de Janeiro, e Enderson Araújo, de Salvador, para discutir a produção de conteúdo nas comunidades no Brasil. A conversa foi comandada pela coordenadora do programa, Angelina Nunes. 

Edu Carvalho é editor do Maré de Notícias, uma iniciativa da Redes da Maré, que nasceu em 2009, com tiragem de 50 mil exemplares, e se consolidou como a principal oferta de informação dos 140 mil moradores do conjunto das 16 favelas da Maré. O jornal dá visibilidade aos acontecimentos da comunidade e também trata de temas que impactam a vida dos seus habitantes.

Enderson Araújo é o criador do coletivo Mídia Periférica, uma iniciativa que surgiu em 2010, a partir do bairro de Sussuarana, Salvador. Ele se apodera das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) para empoderar a comunidade por meio da comunicação alternativa e comunitária. 

No episódio de estreia, os convidados abordaram as dificuldades de produzir conteúdo nas comunidades, a construção de novos veículos, a disseminação do conteúdo produzido e o uso de plataformas, além de questões de segurança. As diferenças entre produzir conteúdo dentro e fora das comunidades também foram tratadas no bate-papo. 

Para Edu Carvalho, a principal diferença está na seguinte questão: a pessoa que reporta os fatos relativos à comunidade sente os problemas em sua própria pele. “A grande virada de chave, hoje, nos jornalismos feitos no Brasil, se dá por meio dos jornais das mídias que são feitas a partir desses lugares: periferias, comunidades ribeirinhas, públicos negros, LGBTQIA+ e indígenas. Essa galera que há muito tempo ficou à margem e hoje consegue ressignificar essa narrativa, pontuar todos os fatores que eram importantes, urgentes, para si, para os outros”, diz ele. 

Para Enderson Araújo, uma das mudanças significativas foi que os veículos de imprensa estão mais abertos a absorver, a querer que os moradores sejam porta-vozes dentro de suas próprias comunidades. “A gente foca no nosso público-alvo, que são a periferia, as comunidades, as escolas dentro das periferias; e o que a gente consegue ramificar para fora, beleza. Mas sem virar marionete das grandes corporações também”, explica. 

Por conta da pandemia, esse episódio foi realizado completamente de forma remota. As entrevistas foram feitas por chamadas de vídeo, por Zoom. 

"Conteúdo sem fronteiras" está disponível no Spotify e em todos os aplicativos que reproduzem podcast, incluindo o perfil da Abraji no YouTube. Também não deixe de conferir as três temporadas do quadro Jornalismo Sem Trégua.

Primeira Temporada | Caso Tim Lopes

Em sua primeira temporada, Jornalismo Sem Trégua tratou da execução do jornalista Tim Lopes, em 2.jun.2002, na Favela da Grota, no Rio de Janeiro. O jornalista, na época com 51 anos, foi torturado e executado por traficantes. Ele foi surpreendido quando realizava uma reportagem no Complexo do Alemão. Os episódios relatam as investigações policiais, a caçada de 109 dias ao mandante do assassinato, o traficante Elias Maluco, e o julgamento dos acusados. Essa temporada mostra as mudanças da imprensa na cobertura policial e no uso de equipamentos de segurança. Trata também da criação da Abraji.

 

Clique aqui para ouvir

 

Segunda Temporada | Caso Jefferson Pureza

Na segunda temporada, foi abordado o caso do radialista Jefferson Pureza, de 39 anos, que foi morto na noite de 17.jan.2018, com três tiros no rosto, quando descansava na varanda de sua casa. O crime ocorreu em Edealina, no interior de Goiás. Segundo investigações policiais, o crime teria custado R$ 5 mil e um revólver calibre 38. Os episódios mostram detalhes das investigações e o polêmico julgamento que absolveu o vereador acusado de ser o mandante do crime. Esta temporada do podcast fala também sobre os desertos de notícias no país.

 

Clique aqui para ouvir

 

Terceira temporada | Caso Jairo de Sousa

A terceira temporada apresenta o caso do radialista Jairo de Sousa, que foi morto em Bragança (PA) ao subir a escadaria de acesso à Rádio Pérola FM, onde trabalhava. O assassinato está relacionado ao trabalho do jornalista, que fazia sérias críticas a políticos da região bragantina acerca de supostos desvios de verbas públicas. O crime aconteceu em 21.jun.2018, quando Jairo chegava ao trabalho para apresentar seu programa “Show da Pérola”, que iria ao ar das 5h às 9h. Segundo as investigações policiais, o crime foi encomendado a um grupo de extermínio com dez integrantes e teria custado R$ 30 mil. Um vereador foi acusado de ser o mandante. 

 

Clique aqui para ouvir

 

O Programa Tim Lopes é realizado pela Abraji com financiamento da Open Society Foundations. O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro. A coordenação é da jornalista Angelina Nunes.

Assinatura Abraji