Projor e Volt Data Lab anunciam nova edição do Atlas da Notícia
  • 23.10
  • 2020
  • 16:31
  • Abraji

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Projor e Volt Data Lab anunciam nova edição do Atlas da Notícia

O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) anunciou, nesta sexta-feira (23.out.2020), o início da campanha para a quarta edição do Atlas da Notícia. Apoiada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a nova pesquisa pretende atualizar seu levantamento nos 5.570 municípios brasileiros para mapear as empresas jornalísticas que surgiram e fecharam desde a edição de 2019.

Além de listar os veículos, como contatá-los e as cidades onde atuam, a mais abrangente radiografia sobre jornalismo local no Brasil aponta fontes confiáveis de obtenção de dados sobre a imprensa brasileira.

O Volt Data Lab, liderado pelo diretor da Abraji Sérgio Spagnuolo, organiza, analisa e publica os dados que servem também para classificar os municípios como desertos de notícia (onde não há sequer um veículo que produza informação local) ou quase desertos (em que existem apenas um ou dois veículos jornalísticos).

De acordo com o fundador do Volt Data Lab, as pesquisas e análises do Atlas da Notícia visam entender correlações e fornecer dados para acadêmicos e pesquisadores. “Jornalismo local, ou a ausência dele, é algo bastante relevante para eleições municipais. Todas as edições foram dedicadas à compreensão do jornalismo na vida cívica local”, explica Spagnuolo.

Membro da equipe executiva da Abraji, Sérgio Lüdtke coordena a pesquisa nas cinco regiões brasileiras. Ele receberá assistência de um pesquisador em cada região: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).

A equipe do Atlas convoca interessados em colaborar com a pesquisa (sem remuneração). Os candidatos devem preencher este formulário. Os voluntários vão trabalhar com um dos pesquisadores, ajudando a atualizar o banco de dados e a encontrar novos veículos em suas regiões junto a universidades e organizações.

“A partir desse voluntariado vamos qualificar e melhorar as informações no nosso banco de dados”, destaca Spagnuolo. A próxima edição do Atlas trará melhorias técnicas na API (Interface de Programação de Aplicações), disponibilizando mais dados e recursos, além de uma série de tutoriais.

Para pesquisadores e programadores com conhecimento de programação, será lançado um pacote na linguagem R para rápido e fácil acesso aos dados, com diversas análises prontas direto do banco de dados.

Francisco Belda, presidente do Projor, afirma que o Atlas da Notícia cumpre o papel de agregar informações que, antes, eram coletadas de forma difusa por meio de pesquisas feitas em diferentes partes do Brasil. Segundo Belda, esses dados são fundamentais para os veículos locais traçarem estratégias de negócio que garantam a sua sustentabilidade.

“Nós temos um grande desafio ao longo da transição ao digital de fazer com que empreendimentos e organizações jornalísticas que operam em nível local se mantenham. E mais do que sobreviver, elas precisam encontrar modelos de operação, de negócio que sejam sustentáveis ao longo dos anos”, salienta.

Com a ocorrência da crise sanitária mundial, tanto o presidente do Projor quanto Spagnuolo ressaltam que o Atlas da Notícias de 2020 será importante, em especial, para a análise dos impactos econômicos da pandemia sobre as empresas jornalísticas de pequeno e médio porte. Além disso, a pesquisa pode ser um norte para mapear o surgimento de veículos que simulem jornalismo para a prática de marketing político, tendo em vista o pleito municipal.

A metodologia do Atlas da Notícia de 2020 será a mesma aplicada na edição de 2019. Com os resultados em mãos, pesquisadores poderão fazer estudos comparativos entre os dois anos. A publicação da quarta edição do Atlas da Notícia está prevista para meados de dezembro no site do Observatório da Imprensa.


Dados de 2019

A edição de 2019 encontrou 13.732 veículos em todas as regiões do país. O segmento mais predominante é o rádio, correspondendo a 35,5% do total, seguido por impresso (29%), online (25,8%) e televisão (9,8%).

Entre os 331 veículos jornalísticos fechados no período, 60% eram impressos. Assim, o rádio ganhou espaço frente aos jornais em papel. Seis em cada dez municípios são desertos de notícias, de acordo com o levantamento de 2019. Dos quatro restantes, outros dois são quase desertos. Essa é a realidade de 64,9 milhões de brasileiros.

A metodologia do projeto é baseada na contabilização de veículos de notícia no Brasil, por meio de pesquisa própria ou colaboração de terceiros. A primeira edição do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos on-line de notícias.

Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review o Atlas da Notícia conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O Facebook Journalism Project (FJP) é patrocinador do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.


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