Parcerias da Abraji financiam a presença de mais 18 jornalistas de todo o país no 18º Congresso
  • 04.06
  • 2023
  • 20:19
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Parcerias da Abraji financiam a presença de mais 18 jornalistas de todo o país no 18º Congresso

Dezoito profissionais de imprensa de todo o país foram agraciados este ano com uma bolsa completa para participar do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, um dos eventos mais importantes do setor na América Latina. Os parceiros da organização que propiciaram esse intercâmbio foram a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, com 15 convidados, e o Trust Project, com mais três profissionais.

A curadoria para a seleção desses profissionais levou em consideração questões de raça, gênero e regionalidade, tentando tornar o congresso o mais amplo possível, num país de dimensões continentais. Os agraciados contarão com passagens aéreas, hospedagem, diárias de alimentação e entradas para todos os dias do 18º Congresso, que será realizado no campus Vila Mariana da ESPM.

O 18º Congresso da Abraji terá atividades híbridas, no modo presencial e on-line, com jornalistas de todo o mundo discutindo os melhores caminhos para a profissão e os desafios atuais. São mais de 100 mesas de debates, palestras e oficinas. O profissional homenageado deste ano é o repórter Caco Barcellos. O evento acontecerá de 29.jun a 2.jul.2023, sendo que no dia 2 será realizado o Domingo de Dados.

A este grupo de 18 jornalistas, se somam dez profissionais da Amazônia Legal, que terão sua presença financiada pela Agence Française de Développement (AFD) e pela Azul.

Na parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, os nomes são:

Jefferson Borges (BA)

Samara Oliveira (RJ)

Pamela Carvalho (RJ)

Raimundo Quilombola (MA)

Karina Dantas (AL)

Débora Britto (BA)

Paulo Andreoli (RO)

Cecilia Alves Amorim (PA)

Gabriel Veras (AM)

Tiago Kirixi Munduruku (DF)

Cíntia Soares (MG)

Daphne Maria (AL)

Pedro Borges (SP)

Celso Felizardo Jr (PR)

Letícia Mendes (RS)

Na parceria com o Trust Project, os nomes são:

Alana Rocha (BA)

Pedro Paz (PB)

Vitória Pinheiro (AM)

Aqui, a programação do primeiro dia. Aqui, o segundo dia. Haverá também o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, cujos trabalhos escolhidos podem ser conferidos nesta matéria.

Em breve, mais notícias sobre o 18º Congresso da Abraji no site e nas redes sociais.

Assinatura Abraji