Webinar explica sobre transição climática e bolsas de reportagem
  • 25.09
  • 2025
  • 09:39
  • Samara Meneses

Formação

Acesso à Informação

Webinar explica sobre transição climática e bolsas de reportagem

Matéria atualizada em: 06 de outubro de 2025 - prorrogação das inscrições

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o edital do projeto “O Brasil pós-COP30: Caminhos para a neutralidade de emissões” — que financiará quatro reportagens originais sobre a transição climática brasileira — e explicar os fundamentos das Estratégias Climáticas de Longo Prazo (LTS) no contexto nacional, a Abraji e o WRI Brasil realizarão um webinar gratuito de capacitação sobre LTS pré-COP30.

A live acontecerá no dia 1º de outubro, das 15h às 17h, no canal da Abraji no YouTube. Especialistas do WRI Brasil participarão como fontes técnicas. O link para a live pode ser acessado aqui

O evento contará com uma apresentação didática, uma sessão de tira-dúvidas técnicas e exemplos de pautas alinhadas aos eixos de energia e indústria — temas centrais para quem deseja participar do edital das bolsas para reportagens sobre transição climática. Cada proposta selecionada receberá R$ 8.000 e contará com apoio de mentores técnicos. Para acessar o material apresentado durante o webinar, clique neste link.

As inscrições para as bolsas estão abertas até 12 de outubro; e o resultado será divulgado em 17 de outubro. As reportagens devem ser publicadas até 20 de dezembro deste ano.

O projeto contempla dois eixos elegíveis:

Energia: abrange oferta (geração elétrica e combustíveis, como eólica, solar, hidrelétricas, biomassa, petróleo e gás, refino, gás natural, etanol, biodiesel, hidrogênio e nuclear) e demanda (consumo final por setor: transportes, indústria, residências, comércio e serviços).

Indústria (Hard-to-abate): setores com processos térmicos e químicos intensivos, de difícil eletrificação imediata. Sem reduções profundas nessas áreas, não será possível alcançar a meta de neutralidade de emissões até 2050. Tecnologias-chave incluem eficiência, eletrificação do calor de processo, combustíveis de baixo carbono (como hidrogênio), captura e armazenamento de carbono (CCS) e circularidade/eficiência de materiais.

O candidato pode escolher um ou dois eixos por proposta. Mais detalhes estão disponíveis neste link

*Foto: Ricardo Botelho

Assinatura Abraji