Webinar debate direitos humanos e meio ambiente nesta terça-feira
  • 14.03
  • 2022
  • 12:06
  • Abraji

Formação

Webinar debate direitos humanos e meio ambiente nesta terça-feira

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) promove, nesta terça-feira (15.mar.2022), um webinar gratuito para discutir a relação entre direitos humanos e meio ambiente. O foco é a cobertura jornalística do tema, em especial dos direitos ambientais e dos defensores da causa. No evento, será lançado um guia para orientar jornalistas a tratar do assunto. 

A abertura do encontro será feita por Regina Cavini, representante adjunta do PNUMA; Angela Pires, oficial de Direitos Humanos do escritório regional para a América do Sul do Alto Comissionado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH); e Angela Kariuki, gerente de Programa da Divisão de Direito do PNUMA.

O debate conta com participação de Katia Brembatti, vice-presidente da Abraji; Erisvan Guajajara, jornalista e um dos idealizadores do Mídia Índia; Andreia Fanzeres, jornalista e Coordenadora do Programa de Direitos Indígenas da Operação Amazônia Nativa (OPAN); e Nádia Pontes, jornalista especializada em meio ambiente e ciência e correspondente da Deutsche Welle no Brasil, que fará a mediação do painel. 

Sobre o guia

Produção do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o documento “Direitos Ambientais para Jornalistas – Guia de Boas Práticas” busca fomentar uma cobertura mais qualificada sobre direitos ambientais, trazendo para o debate a situação de violência e intimidação que enfrentam as defensoras e defensores do meio ambiente. A ideia é servir como ferramenta para jornalistas, comunicadores, professores, estudantes, para que unam forças com defensores ambientais. 

A publicação está amparada em atividades e escutas ativas feitas com profissionais e estudantes da área entre os anos de 2018 e 2020, no âmbito da Iniciativa de Defensores Ambientais no Brasil, lançada em 2018 pela ONU. 

Serviço

Webinar sobre direitos humanos e meio ambiente
Quando: 15.mar.2022 às 15h (BRT)
Onde: Canal da PNUMA no YouTube
Inscreva-se aqui.

Assinatura Abraji