Vinicius Sassine é o próximo convidado do programa Jornalismo Essencial - Diálogos
  • 07.05
  • 2021
  • 17:00
  • Abraji

Formação

Vinicius Sassine é o próximo convidado do programa Jornalismo Essencial - Diálogos

No próximo encontro do programa Jornalismo Essencial - Diálogos, Marcelo Beraba, cofundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, receberá Vinicius Sassine, repórter investigativo da Folha de S.Paulo. A entrevista será transmitida pelo Youtube e Facebook da Abraji nesta terça-feira, 11.mai.2021, às 19h.

No formato do programa, Beraba propõe ao convidado um debate sobre a essência do jornalismo. Serão discutidos ainda os pontos de inflexão na carreira do repórter, os desafios da profissão, além de reportagens produzidas por Vinicius Sassine. É o  momento para conhecer os bastidores de apurações que deram origem a grandes trabalhos de investigação do jornalismo nacional.

Vinicius Sassine é repórter há 18 anos e já passou pela revista Época e por jornais como O Globo, Correio Braziliense e O Popular. Hoje, o jornalista está em Brasília, na Folha de S.Paulo. É vencedor de 30 prêmios de jornalismo, nacionais e internacionais. Entre eles estão dois prêmios Esso, um Rei de Espanha e uma menção honrosa no SIP de Excelência Jornalística. 

Sassine e Beraba vão se concentrar em duas séries de reportagens: "Sistema de transplantes no Brasil sofre com falta de transporte aéreo" de 2016 e outra mais recente sobre episódios envolvendo a polêmica da hidroxicloroquina na gestão da pandemia por parte do governo federal.

A primeira revelou que, entre 2013 e 2015, a Força Aérea Brasileira (FAB) deixou de transportar 153 órgãos, como corações, fígados e pulmões, para transportar autoridades. A investigação foi realizada a partir de um cruzamento de dados inéditos, obtidos via Lei de Acesso à Informação, quando o repórter ainda trabalhava no O Globo. Um dia após a publicação da reportagem, o então presidente Michel Temer decretou que pelo menos uma aeronave da FAB deveria ficar disponível para o transporte de órgãos. 

Já na série de reportagens sobre a hidroxicloroquina, o repórter mostrou no dia 10.fev.2021 que o Ministério da Saúde utilizou a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para a produção de 4 milhões de comprimidos de cloroquina com recursos públicos emergenciais que eram voltados a ações de combate à pandemia. 

A mais recente, publicada ontem (06.mai.2021), expôs que aviões da FAB transportaram pelo menos 132 caixas e 5.000 comprimidos de cloroquina, medicamentos os quais o destino está mantido em sigilo. Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público Federal para investigar a política de cloroquina do governo Bolsonaro. Suspeita-se de improbidade administrativa na distribuição massiva do medicamento.

Beraba e Sassine também vão comentar sobre reportagens acerca do colapso no sistema de saúde em Manaus em função da covid-19, como a que revelou que a White Martins havia solicitado ao Ministério da Saúde apoio logístico imediato para transporte de cilindros de oxigênio antes do grande colapso. 

Para conferir os últimos encontros do programa, acesse o nosso repositório.

Assinatura Abraji