Vinícius Assis é o convidado da live da Abraji na próxima terça-feira (12)
  • 11.05
  • 2020
  • 08:40
  • Abraji

Formação

Vinícius Assis é o convidado da live da Abraji na próxima terça-feira (12)

A quarta live da Abraji sobre o trabalho dos jornalistas na linha de frente da cobertura da pandemia conta com a participação de Vinícius Assis, correspondente brasileiro na África. A conversa será realizada na próxima terça-feira (12.mai.2020), às 21h, no Instagram.

Jornalista com mais de 15 anos de atuação profissional, Assis é correspondente no continente africano desde 2018. Baseado na África do Sul, viaja para os países vizinhos apurando informações para a GloboNews e outros veículos de comunicação brasileiros.

“Tive grandes surpresas aqui. Conheci lugares sensacionais, pessoas fantásticas, mas também vi como os desafios são imensos. Estou em uma das regiões mais críticas do planeta para se fazer jornalismo, onde nem sempre a liberdade de imprensa é respeitada”, conta o jornalista.

Durante a conversa, a diretora da Abraji Adriana Barsotti e Vinícius Assis conversarão sobre os desafios de cobrir a crise sanitária no continente africano. “Esta pandemia está mudando o mundo e também mudará a forma de se fazer cobertura internacional”, opina.

Até este domingo (10.mai.2020), a África contabilizava 63.325 casos confirmados da covid-19 e 2.290 mortes em decorrência da doença. A África do Sul é o país mais afetado, com 10.015 casos - cerca de 15% do total de casos registrados em 53 dos 54 países do continente. Em seguida, estão Egito (9.400) e Marrocos (6.063).

Nos quase dois anos de cobertura internacional em solo africano, Assis acompanhou e noticiou, entre outras coisas, as eleições presidenciais na Nigéria (fev.2019), a passagem do ciclone Idai em Moçambique (mar.2019) e o funeral do ex-ditador Robert Mugabe no Zimbábue (set.2019).

Em 2016, o correspondente coordenou o projeto independente “E aí, vereador?”, que monitorou e divulgou informações sobre vereadores do Rio de Janeiro, com foco nos gastos públicos do Legislativo carioca. Em 2014, palestrou no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji em São Paulo, quando falou sobre investigações em Câmaras Municipais.

Assinatura Abraji