Vereador agride comunicador no Piauí
  • 30.10
  • 2023
  • 15:05
  • Abraji

Liberdade de expressão

Vereador agride comunicador no Piauí

As organizações de defesa do jornalismo abaixo assinadas vêm a público se solidarizar com o comunicador Godofredo Brito, do Piauí, agredido na última segunda-feira (23.out.2023) no município de Cocal, a 260 quilômetros de Teresina, quando produzia um vídeo para seu canal de Youtube. As organizações instam a Delegacia de Polícia de Cocal e o Ministério Público para uma severa apuração do caso, que envolve o vereador Carlão (PT), vice-presidente da Câmara.

Ao sair de seu carro para apurar uma denúncia envolvendo a aplicação de dinheiro público em uma obra, o comunicador foi agredido pelo vereador, conforme pode ser visto na filmagem deste link. Carlão está munido com um facão e parte para cima do comunicador. As imagens não permitem ver o que se segue, mas ao final, Godofredo acabou ferido por seguidos socos desferidos pelo vereador, o que culminou com hematomas e um corte na testa.

Radialista de rádio comunitária, Godofredo Brito tem um canal no Youtube e usa suas redes sociais para fazer comunicação social, cobrindo as notícias da região de Cocal. No ano passado, candidatou-se a deputado estadual pelo PL. No boletim de ocorrência policial, ele se identifica também como um feirante.

O vereador prestou depoimento à Polícia Civil do município, mas não foi localizado pelas organizações para a produção desta nota. O delegado Mayson Soares, responsável pelo caso, informou a Abraji que ouviu a vítima, o suposto autor das agressões e testemunhas. Sua previsão é de que conclua o inquérito até sexta-feira.

São preocupantes a radicalização e a violência que cercam o jornalismo local em muitos municípios brasileiros. Na maioria das vezes, são esses comunicadores que fazem a cobertura cotidiana dos fatos em suas cidades e são as principais fontes de informação dos demais moradores. Violações contra esses profissionais são ameaças à liberdade de imprensa e devem ser combatidas com rigor. Aos comunicadores é preciso dar a segurança para que exerçam seu papel na sociedade.

É importante também que sejam tomadas providências junto à Câmara Municipal de Cocal para a devida apuração dos fatos. 

A Godofredo e sua família, nossa solidariedade.

Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
Repórteres Sem Fronteiras (RSF)

Assinatura Abraji