Três boletins de ocorrência em 4 meses: radialista é alvo de ameaças no Ceará
  • 16.05
  • 2018
  • 12:23
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Três boletins de ocorrência em 4 meses: radialista é alvo de ameaças no Ceará

Desde o início de 2018, o radialista Ilton Santos, de Morrinhos (CE), lida com uma série de intimidações. Em um intervalo de quatro meses, ele registrou três boletins de ocorrência: um por tentativa de sequestro e dois por ameaça. Santos é apresentador do “É de Lascar”, programa da rádio comunitária Liberdade FM que traz reivindicações da população e discute temas relacionados à administração pública.

Em 24.jan.2018, o radialista sofreu uma tentativa de sequestro quando saía da rádio. Segundo seu relato, um homem armado o obrigou a entrar e conduzir seu carro. No meio do trajeto até o lixão da cidade, Santos jogou o carro em um cercado e conseguiu escapar durante a batida. Ele diz ter investigado o episódio por conta própria e afirma que o mandante da tentativa de sequestro é um vereador de Morrinhos.

A Polícia Civil do Ceará informou que, após investigações preliminares, o caso está sendo investigado como tentativa de roubo e que “diligências estão em curso no sentido de identificar e prender os envolvidos no delito”. Santos reiterou ser um caso de sequestro e disse que irá na delegacia de Acaraú — onde foram registrados os BOs — prestar novos esclarecimentos.

Menos de dois meses depois, em 20.mar.2018, após repercutir uma reclamação sobre lâmpadas queimadas em um dos distritos do município, Santos recebeu ameaças em mensagens de texto e áudio. Ele afirma serem de autoria do mesmo vereador que teria ordenado seu sequestro semanas antes.

Em 13.abr.2018, Santos noticiava os problemas enfrentados pela população da cidade por causa de uma enchente no município quando a secretária de ação governamental Aimee Peixoto Bruno entrou no estúdio acompanhada de um homem. A secretária, filha do atual prefeito Carlos Bruno (PSDB), acusou Santos de estar mentindo e exigiu que os equipamentos da rádio fossem desligados. Após a recusa do radialista, ela deixou o prédio da rádio. No mesmo dia, Santos recebeu mensagens dizendo para “tomar cuidado com sua vida”.

Santos registrou boletins de ocorrência para ambas as ameaças. A Polícia Civil cearense afirma que as investigações dos casos não foram adiante porque o radialista “não ofereceu representação para a abertura de procedimento policial”.

Não é a primeira vez de Santos em casos do tipo. Meses antes, em outubro de 2017, vereadores da Câmara Municipal de Morrinhos protocolaram um requerimento solicitando acesso a todas as gravações do “É de Lascar” feitas ao longo do ano. Os parlamentares requereram também informações sobre as regras de disponibilização da grade da rádio e sobre o vínculo do radialista com a Liberdade FM. A solicitação foi aprovada na Câmara, mas após repercussão negativa e notas de repúdio de associações e sindicatos da região, o pedido foi arquivado.

Para o radialista, todas as intimidações estão relacionadas ao exercício da sua atividade jornalística. Seu programa, no ar desde dezembro de 2016, dá voz a críticas da população local à administração municipal com frequência.

Assinatura Abraji