Repórter é alvo de ataques em redes sociais após realizar apurações envolvendo Eduardo Bolsonaro e sua esposa
  • 01.11
  • 2019
  • 08:18
  • Abraji

Liberdade de expressão

Repórter é alvo de ataques em redes sociais após realizar apurações envolvendo Eduardo Bolsonaro e sua esposa

Desde segunda-feira (28.out.2019), a repórter da Folha de S. Paulo Anna Virginia Balloussier recebe ameaças e comentários agressivos e misóginos em suas redes sociais, motivadas por publicações feitas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Twitter. O filho do presidente ficou descontente com a apuração feita por Anna Virginia após Heloísa, esposa do deputado, ter recebido um presente de uma fabricante de acessórios para animais de estimação. A repórter entrou em contato com a empresa para saber o preço do produto. 

Na postagem seguinte, o deputado diz sentir saudades “do tempo em que jornalista investigativo era tipo Tim Lopes”, jornalista assassinado enquanto realizava uma reportagem sobre abuso sexual de menores e tráfico de drogas em um baile funk no Rio de Janeiro. A morte de Tim Lopes tornou-se um marco da história do jornalismo brasileiro, por evidenciar os riscos aos quais jornalistas se expõem -- ameaças, violência física e, em casos extremos, homicídio -- por conta do trabalho.

Dois dias depois (30.out.2019), Eduardo Bolsonaro voltou a expor o nome e a foto da jornalista em seu Twitter: “Agradeço mais uma vez a jornalista Anna Virginia da Folha/Piauí e toda a pressão que ela está botando nos fornecedores do meu casamento p saber se tive desconto e quanto custou o casamento.” Disse, erroneamente, que Anna Virginia é repórter da revista piauí. Em 2014, a repórter escreveu um perfil de Eduardo para a revista, mas atualmente trabalha apenas na Folha de S.Paulo.

A Abraji manifesta solidariedade a Anna Virginia Balloussier e condena a prática de Eduardo Bolsonaro. Expor jornalistas na tentativa de intimidá-los e evitar que realizem seu ofício são expedientes antidemocráticos e agridem o direito à informação de toda a sociedade - uma atitude incompatível com o mandato de um deputado federal.

Diretoria da Abraji, 1º de novembro de 2019.

Leia nota da Abraji sobre Eduardo Bolsonaro e a defesa que fez de um "novo AI-5"

Assinatura Abraji