Repórter do Futuro divulga aprovados para a 12ª edição do curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”
  • 03.04
  • 2019
  • 15:00
  • Redação

Formação

Repórter do Futuro divulga aprovados para a 12ª edição do curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”

Já estão selecionados os participantes do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, o primeiro módulo do projeto Repórter do Futuro no ano de 2019.

O primeiro encontro do módulo acontece neste sábado, 6 de abril, às 9h, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo. Os jornalistas Ronald Sclavi e Marcelo Soares, da equipe de coordenação do PRF, conduzirão a aula a partir do tema “São Paulo, um banco de pautas”.  

Os assuntos a serem tratados ao longo do curso são: Saúde, Emprego/Desemprego, Violência e Mobilidade. Cada encontro é uma preciosa oportunidade de aprendizado, incremento da rede de contatos (fontes, colegas e profissionais) e prática jornalística.  

A coordenação pedagógica do projeto espera participantes motivados e preparados para as sessões de palestras, conferências e coletivas de imprensa. Seguindo a metodologia da sala de aula invertida, e para tirar o melhor proveito de cada encontro e pensar pautas factíveis e de interesse público, é muito importante o compromisso do estudante com a sua preparação prévia: pesquisar sobre o tema, sobre o perfil do entrevistado e organizar uma pauta básica são condições de uma entrevista.

Os aprovados seguirão as orientações enviadas em comunicado oficial do projeto, por email, para formalizar a matrícula e as condições de participação no curso.

Abaixo, os selecionados: 

Nome Instituição de Ensino

Ana Maria  de Matos Guidi

PUC SP

Eduardo Ormeneze Monteiro

USCS 

Gabriela Neves Vasques

PUC SP

Henrique Dombosco Dentzien    

Cásper Líbero

Isabel Santos de Magalhães Teles    

ECA USP

Isabella Candido da Silva    

PUC SP

João Antônio Benz Fagim    

ECA USP

Joyce Moura da Silva    

Anhembi Morumbi

Luana da Cruz Gasparotto    

FAPCOM

Luana Dias Ramos Rocha    

Anhembi Morumbi

Maria Carolina Silva de Sousa    

FIAM-FAAM

Maria Luiza Mões Corrêa    

Cásper Líbero

Matheus Fernandes Abilio Menezes    

Anhembi Morumbi

Mattheus Goto de Noce    

Cásper Líbero

Natalia Lacerda Pereira    

UNIP

Natasha Gonçalves Meneguelli    

PUC SP

Victoria Brenk Bechara    

Cásper Líbero

Vinicius de Oliveira da Silva    

UNIP

Vitória Macedo Castro

PUC SP
Wender Starller Ferreira Dias   ECA USP 
Weslley Esdras Galzo UNIP 

        

Saiba mais

Programação | 12º curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”

Coordenadores pedagógicos: Ronald Sclavi, jornalista e professor universitário, e Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ

6 DE ABRIL, SÁBADO

9-11H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO  
TEMA: SÃO PAULO, UM BANCO DE PAUTAS
Convidado: Marcelo Soares
Jornalista e professor, foi um dos pioneiros a trabalhar com "Reportagem com o Auxílio do Computador" no Brasil, hoje chamado Jornalismo de Dados. Integra a coordenação do PRF.

11H – 12 | PRAÇA MEMORIAL VLADIMIR HERZOG
Comemoração ao Dia do Jornalista e inauguração da réplica em alumínio do troféu Prêmio Vladimir Herzog, de Elifas Andreato.  
 
13 DE ABRIL, SÁBADO

9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: SAÚDE
Convidado: Marco Antonio Manfredini 
Graduado em Odontologia, é doutor em Saúde Pública e pesquisador na área de Saúde Bucal Coletiva e Odontologia Social e Preventiva. Integra a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP,  gestão 2019-2021).  Atua como consultor nas áreas de Formação de Recursos Humanos, Planejamento e Programação em Saúde, Apoio à Gestão Regional, Modalidades de Gestão e Saúde da Família.
 
13 – 15H | PASSEIO
FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARA COMPREENDER E REPORTAR O ESPAÇO URBANO.
Roteiro: Edifício Esther, Edifício e Galeria Metrópole, Edifício Eiffel, Edifício Itália, Copan, galeria Metrópolis e Grandes Galerias (Galeria do Rock).
Coordenação: Marcelo Rainho.
Jornalista (PUC-SP), fez o curso do Projeto Repórter do Futuro em 1996. Desenvolveu a carreira na direção de arte trabalhando em publicações como Arquitetura e Construção, Casa Claudia, Vogue, Playboy, seLecT, entre outras. Ministrou aulas de design no IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo e do Rio de Janeiro. Contribui na fundação e coordenou a casa seLecT, espaço de cursos e eventos da revista seLecT. Cultiva a experiência de flanar por São Paulo, o que rendeu o perfil no instagram: @arteculturasp, um roteiro cultural da cidade.
 
27 DE ABRIL, SÁBADO

9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: EMPREGO/DESEMPREGO
Convidado: Clemente Ganz Lúcio
Sociólogo e professor universitário. Atua como diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE desde 2004. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e do Conselho de Administração do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.
 
4  DE MAIO, SÁBADO

9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: VIOLÊNCIA
Convidado: Bruno Paes Manso
Economista e jornalista, é doutor em ciência política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/ USP. Suas pesquisas referem-se a temas como homicídios, confiança institucional e legitimidade. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP).
 
11 DE MAIO, SÁBADO

9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: MOBILIDADE
Convidado: José Police Neto
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Iniciou sua carreira no ambiente público aos 21 anos, trabalhando na Assembleia Legislativa de São Paulo como assessor parlamentar e chefe de gabinete. Está em seu quarto mandato como vereador na cidade de São Paulo. Atua intensamente nos assuntos que dizem respeito à qualidade urbanística na cidade de São Paulo, principalmente nas áreas de mobilidade, habitação, revitalização dos espaços públicos e planejamento urbano.
 
MAIO E JUNHO = OPERAÇÃO PONTO FINAL 

29 DE JUNHO, SÁBADO

9-13H | UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (SALA 631), COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO INVESTIGATIVO

FEIRA DE AMOSTRAS DA OPERAÇÃO PONTO FINAL
AVALIAÇÃO + DIPLOMAÇÃO + ENCERRAMENTO

Assinatura Abraji