Rede Voces del Sur repudia detenção e criminalização de jornalista na Guatemala
  • 02.08
  • 2022
  • 15:34
  • Abraji

Liberdade de expressão

Rede Voces del Sur repudia detenção e criminalização de jornalista na Guatemala

A rede Voces del Sur (VDS), que reúne organizações de defesa da democracia e da liberdade de imprensa na América Latina, divulgou em 1.ago.2022 um manifesto contra a detenção do jornalista José Rúben Zamora, na Guatemala. Na sexta-feira, 29.jul.2022, Zamora foi detido e acusado de crimes que vão de tráfico de influência a vazamento de informações, numa ação do Ministério Público guatemalteco, que determinou a invasão do El Periódico. A Abraji, que integra a rede de entidades, também assina o documento.

Voces del Sur e as organizações que a compõem têm alertado para a escalada dos ataques à liberdade de imprensa e expressão em países da América Latina. A Guatemala, presidida por Alejandro Giammattei, é um desses países. 

Confira, abaixo, a íntegra da nota oficial da VDS:

Rede Voces del Sur rechaça a detenção e criminalização do jornalista José Rúben Zamora na Guatemala

Nós, da Rede Voces del Sur, vemos com preocupação a aplicação de práticas nocivas à liberdade de expressão e de imprensa que se multiplicaram na região da América Latina nos últimos meses. Na sexta-feira, 29.jul.2022, o governo da Guatemala foi protagonista de um dos mais recentes atentados contra esse direito ao deter e criminalizar o jornalista José Rubén Zamora, uma das referências do jornalismo investigativo naquele país.
Promotores do Ministério Público invadiram a sede do jornal El Periódico, na Guatemala, em meio a um véu de desinformação e sigilo: eles retiveram e deixaram colaboradores incomunicáveis ​​enquanto a Promotoria Contra a Impunidade acusou Zamora de tráfico de influência, chantagem e conspiração para lavagem dinheiro e vazamento de informações.
Em uma democracia, garantir que os meios de comunicação possam confrontar e questionar o poder é um de seus pilares. Portanto, o trabalho realizado pelo El Periódico, que, por meio de investigações, descobriu atividades ilícitas em diferentes níveis de governo, é vital para a democracia guatemalteca.
Devido à gravidade dos acontecimentos, na mesma sexta-feira, o relator para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Pedro Vaca, informou que Zamora e outros membros da mídia contam com medidas cautelares da CIDH e anunciou que a Relatoria acompanhará a detenção arbitrária, tendo apelado ao governo da Guatemala para garantir o direito de Zamora ao devido processo legal.
Nós, da Red Voces del Sur, rejeitamos essas práticas ou qualquer outra ação contra jornalistas que gere censura e medo e que promova a autocensura. Tais fatos contrariam os valores de uma democracia e podem levar o país a extremos do autoritarismo.
Vemos com preocupação o crescimento do assédio aos meios de comunicação críticos do governo de Alejandro Giammattei e de práticas que atacam ainda mais a liberdade de expressão e de imprensa.
Nos unimos ao apelo da Relatoria de Liberdade de Expressão da CIDH para que as autoridades guatemaltecas garantam a integridade e o devido processo legal a José Rubén Zamora e conclamamos a comunidade internacional a estar atenta às ações realizadas pelo Ministério Público da Guatemala contra o jornalista.

Assinado pelos membros da Voces del Sur:

Fórum Argentino de Jornalismo, FOPEA (Argentina)
Associação Nacional de Imprensa, ANP (Bolívia)
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji (Brasil)
Fundação para a Liberdade de Imprensa, FLIP (Colômbia)
Instituto Cubano para a Liberdade de Expressão e Imprensa, ICLEP (Cuba)
Fundação Andina de Observação e Estudo da Mídia, FUNDAMEDIOS (Equador)
Associação de Jornalistas de El Salvador, APES (El Salvador)
Instituto DEMOS (Guatemala)
Comitê para a Livre Expressão, C-LIBRE (Honduras)
ARTIGO 19 (México e América Central)
Fundação para a Liberdade de Expressão e Democracia FLED (Nicarágua)
Instituto de Direito e Economia Ambiental, IDEA (Paraguai)
Instituto de Imprensa e Sociedade, IPYS (Peru)
Centro de Arquivos e Acesso à Informação Pública, CA-INFO (Uruguai)
Instituto de Imprensa e Sociedade Venezuela, IPYSVe (Venezuela)
Instituto de Imprensa e Liberdade de Expressão, IPLEX (Costa Rica)

América Latina, 01 de agosto de 2022.

Capa: José Rubén Zamora é conduzido pela polícia na Guatemala. Crédito: Telesur

Assinatura Abraji