• 27.02
  • 2012
  • 09:39
  • -

Rafael Correa decide perdoar jornalistas do El Universo condenados por difamação

O presidente equatoriano Rafael Correa anunciou que perdoará os três principais diretores do jornal El Universo e um ex-editorialista, condenados a três anos de prisão e a uma multa de 30 milhões de dólares por difamação. No último dia 16, a Justiça do Equador havia confirmado a condenação dos profissionais.

Correa entrou com processo em março de 2011, após a publicação de um artigo de opinião do colunista Emilio Palacio com críticas às ações do presidente durante a revolta policial de 30 de setembro de 2010.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) enviou uma carta ao governo do Equador pedindo a suspensão da condenação do jornalista e dos diretores, mas a solicitação foi negada no último dia 24.

A mensagem de perdão
"Há perdão, mas não esquecimento, temos que aprender com o presente e com a história. Lutar por uma verdadeira comunicação social na qual os negócios privados sejam uma exceção e não a regra. Em que a liberdade de expressão seja um direito de todos e não o privilégio de oligarquias que herdaram uma imprenta", destacou.

Acrescentou: "A mensagem foi: se a imprensa te insulta, abaixa a cabeça, porque senão ficará pior. Isto não acontecerá mais no Equador e, logo, não acontecerá mais em nossa América."

"Ficou demonstrado que se pode processar e vencer o abuso do poder midiático", advertiu.

Palacio, um dos condenados, disse à CNN en Español que não se trata de um perdão, mas de "uma vitória da liberdade de expressão".

A CNN publicou o vídeo no qual o mandatário equatoriano apresenta sua decisão.

Com informações de Clases de Periodismo, Blog do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e CNN en Español.

 

Assinatura Abraji