Publicada mais uma reportagem com apoio do projeto Defensores Ambientais
  • 16.02
  • 2024
  • 02:59
  • Abraji

Formação

Publicada mais uma reportagem com apoio do projeto Defensores Ambientais

Mais uma reportagem produzida dentro das ações do projeto Defensores Ambientais foi publicada nesta quinta-feira (15.fev.2024). Feito com o apoio financeiro e técnico da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Centre for Investigative Journalism (CIJ), o material mostra como o garimpo no rio Maú, na fronteira entre a Guiana e o Brasil, tem impactado a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Produzida e apurada pela jornalista Jullie Pereira (AM), do Infoamazonia, esta segunda reportagem especial, intitulada “Garimpo na fronteira entre Brasil e Guiana ameaça indígenas no território Raposa Serra do Sol”, é a continuidade do que ela acompanhou quando esteve na Raposa Serra do Sol para investigar o impacto da crise climática na região

No ano passado, Jullie Pereira também participou de um treinamento em Belém que reuniu dez jornalistas com experiência na cobertura ambiental. Além dos dois materiais feitos por ela, ainda neste mês está prevista a publicação de outras duas reportagens feitas pelos jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Catrine Silva dos Santos (AP), que atuam em dupla, e de Carolina Bataier (DF). As reportagens receberam financiamento de até R$ 15 mil.

Durante a fase de apuração e execução da reportagem, todos os jornalistas receberam apoio técnico de mentoras com experiência na cobertura ambiental, e tiveram de seguir um rigoroso plano de segurança construído com a Abraji, sob orientação da coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes. As mentoras dos três projetos de reportagem foram as jornalistas Karla Mendes, Elisângela Mendonça e Fernanda Wenzel.

O programa Defensores Ambientais é uma iniciativa que tem o objetivo de promover a democracia ambiental e a proteção dos defensores do meio ambiente no Brasil. Além da Abraji, o trabalho reúne a Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ethos e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), com apoio financeiro da Agence Française de Développement (AFD).

Crédito da foto: Nailson Wapichana/InfoAmazonia

Assinatura Abraji