• 05.10
  • 2011
  • 15:02
  • Marina Iemini Atoji

ProPublica desenvolve ferramenta para ampliar colaboração do público em reportagens

A organização de jornalismo investigativo ProPublica desenvolveu uma ferramenta que possibilita a inclusão de comentários de leitores nos documentos usados nas investigações para reportagens.
 
O DocDiver acrescenta um espaço às páginas dos documentos para que o público faça anotações e aponte ou comente informações que considera importantes. Para inserir um comentário, o leitor precisa se registrar com os dados de sua conta no Facebook. A observação é publicada na mesma hora e pode ser respondida por outros leitores ou pelo próprio jornalista, além de ter sua relevância julgada pelos demais usuários.
 
De acordo com informações do Poynter Institute, a ProPublica espera que o DocDiver ajude a gerar um conhecimento coletivo que não só envolva os leitores, mas também forneça informações aos jornalistas e possa alimentar suítes. "A ferramenta possibilita uma colaboração muito maior entre jornalistas e leitores em tempo real", diz Amanda Michel, uma das diretoras da ProPublica.
 
É possível ver o DocDiver em ação na reportagem "Secret docs show foreclosure watch doesn´t bark or bite", publicada ontem pela ProPublica. A matéria mostra que o governo dos Estados Unidos não supervisionaria adequadamente seu programa para ajudar proprietários a evitar a execução de hipotecas.
 
Os documentos oficiais obtidos pelo repórter Paul Kiel que mostram os indícios da ineficácia do programa foram disponibilizados ao público via DocDiver.
 
DocumentCloud
O DocDiver é uma extensão para outra ferramenta, o DocumentCloud, um projeto do Investigative Reporters and Editors (IRE).
 
Trata-se de um catálogo que, além de reunir milhares de documentos públicos, oferece diferentes possibilidades de processamento para retirar deles informações relevantes.
 
Com ele pode-se, por exemplo, organizar as datas citadas em um documento em uma linha do tempo, ou visualizar outros documentos relacionados ao que se está acessando.
 
O DocumentCloud já permite a inclusão de comentários nos papéis, mas apenas pelos usuários cadastrados no serviço. O cadastro, por sua vez, só é feito após aprovação de requisição. O DocDive da ProPublica, por sua vez, é aberto aos leitores em geral.

Assinatura Abraji