Projor lança fundo de inovação para projetos de combate à desinformação
  • 06.12
  • 2023
  • 14:50
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Projor lança fundo de inovação para projetos de combate à desinformação

Com o objetivo de reduzir os efeitos da desinformação no Brasil e qualificar organizações de imprensa com projetos para combatê-la, o Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo lançou na terça-feira (05.dez.2023) o Codesinfo - Fundo de Inovação Contra a Desinformação On-line. A iniciativa tem apoio do Google News Initiative e vai oferecer apoio financeiro de até R$ 100 mil para veículos jornalísticos brasileiros que constem no mapeamento do Atlas da Notícia, censo que lista veículos locais no território nacional.

Os veículos podem se inscrever individualmente ou em parceria com organizações, coletivos e grupos de pesquisa. A inscrição pode ser feita até o dia 29.jan.2024 através de um formulário no site do Codesinfo, onde também estão disponíveis dúvidas frequentes e o regulamento, e deve descrever de que forma o projeto contribui para o combate à desinformação. A descrição também deve conter um cronograma de execução em sete meses, orçamento básico para o projeto e um um plano de compartilhamento de seus resultados.

Para o presidente do Projor, Sérgio Lüdtke, essa é uma das novidades importantes do Codesinfo. "Queremos incentivar o compartilhamento de resultados com a comunidade de jornalistas, pesquisadores da comunicação e organizações de notícias de modo a promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no país". Para Marco Túlio Pires, Líder do Google News Lab no Brasil, "o combate à desinformação on-line é um desafio que precisa ser enfrentado de forma multissetorial, com a união de esforços entre empresas de tecnologia, terceiro setor, governos e as empresas jornalísticas. O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações on-line”.

Crédito da imagem: Mihajlo Maricic/Getty Images

Assinatura Abraji