Projeto da Abraji permite fazer investigações jornalísticas visuais avançadas
  • 05.11
  • 2020
  • 10:43
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Projeto da Abraji permite fazer investigações jornalísticas visuais avançadas

Investigar relações de poder e redes de interesses podem demandar dias e dias de pesquisa e apuração jornalística, principalmente se isso envolve muita informação. Imagine então fazer isso com milhões de nomes ou dados de identificação. Facilitar essas tarefas é o objetivo do CruzaGrafos, projeto que a Abraji lança hoje (05.nov.2020) para seus associados e associadas, em parceria com o Brasil.IO.

É um trabalho de mais de um ano realizado pelas equipes da Abraji e do programador e ativista de transparência Álvaro Justen, o Turicas, com o apoio da Google News Initiative. O CruzaGrafos, em poucas palavras, é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

A iniciativa pretende ser muito mais do que isso ao permitir que jornalistas e pesquisadores investiguem bases de dados enormes, sem a necessidade de ser especialistas em ciência de dados. Os autores do projeto entendem que o conhecimento e o entendimento de grandes bases de dados públicas é um dos caminhos para o aprimoramento do jornalismo investigativo e do controle social sobre governos e empresas. 

Muitas das bases de dados usadas têm origem no trabalho de Claudio Weber Abramo, ativista pela transparência e pioneiro do jornalismo de dados no Brasil, falecido em agosto de 2018, que fundou a organização sem fins lucrativos Dados.org em conjunto com o jornalista e ex-presidente da Abraji José Roberto de Toledo. A família de Abramo gentilmente cedeu as bases construídas por ele para a Abraji dar continuidade a uma parte de seu trabalho.

Com apoio de Toledo, o ex-presidente da Abraji Daniel Bramatti e o coordenador de projetos da instituição, Reinaldo Chaves, criaram um projeto para explorar grandes bases de dados brasileiras. E Turicas apresentou a solução dos grafos para facilitar o acesso às informações. Assim o projeto foi estruturado e começou seu desenvolvimento, também com análises e gestão do atual presidente da Abraji, Marcelo Träsel, da secretária executiva, Cristina Zahar, e do analista de dados Stefano Wrobleski.

“A missão da Abraji é fortalecer o jornalismo, e eu não tenho dúvidas de que muitas reportagens de impacto serão publicadas com o auxílio do CruzaGrafos”, disse Bramatti.

A partir desta quinta-feira, associadas e associados podem usar o CruzaGrafos - basta acessar o site e digitar o e-mail de cadastro na Abraji e a senha. No dia 19.nov.2020, a plataforma também será aberta para o público em geral (veja mais detalhes). E quem quiser se associar na Abraji pode ver os passos neste link e aqui como apoiar o Brasil.IO.

No momento, o CruzaGrafos já tem 29,4 milhões de registros, sendo que são 20 milhões de pessoas e 9 milhões de empresas, tendo como fonte a Receita Federal e o Tribunal Superior Eleitoral. E nos grafos podemos ver as relações de proximidade e sociedade de todas essas informações. Nos próximos meses o projeto vai ganhar mais atualizações e mais bases de dados.

E hoje também colocamos no ar gratuitamente o conteúdo do curso “Jornalismo, Covid-19 e Corrupção” que mostra várias técnicas para usar o CruzaGrafos (neste link). Cada vídeo tem também em sua descrição uma pasta com mais materiais para leitura e passo a passo que estudam casos recentes em investigação no Brasil de pessoas públicas e empresas. Aqui e aqui estão dois links diretos de estudos de caso.

Email de contato: [email protected]

::clique aqui para saber detalhes sobre o projeto e como usar a ferramenta::

Assinatura Abraji