Projeto Comprova inicia nova fase com 42 veículos de comunicação para checar desinformação nas eleições
  • 24.05
  • 2022
  • 09:11
  • Abraji

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Projeto Comprova inicia nova fase com 42 veículos de comunicação para checar desinformação nas eleições

O Projeto Comprova, coalizão de veículos brasileiros que trabalha colaborativamente para investigar desinformação compartilhada nas redes sociais, anunciou nesta terça-feira (24.mai.2022) o início da quinta fase do projeto, que será focada nas eleições presidenciais. A iniciativa, liderada pela Abraji, passa a contar com quatro novas organizações, somando jornalistas de 42 veículos de mídia. Ingressam no projeto a CNN Brasil, Rádio Nova Brasil FM, SBT News e Veja.

Os repórteres trabalham colaborativamente para investigar conteúdos suspeitos compartilhados nas redes sociais sobre as eleições presidenciais. Desde o início do projeto, 800 reportagens foram publicadas pelo site do Comprova. Essas reportagens esclareceram conteúdos que espalharam desinformação nas redes sobre eleições e o processo eleitoral, políticas públicas no âmbito do governo federal e sobre a pandemia de covid-19.

Para a presidente da Abraji, Natália Mazotte, os novos membros ampliam a relevância e a diversidade do Comprova. "Essa é hoje a maior coalizão de veículos conduzindo um trabalho sistemático de checagem e verificação no Brasil. Os conteúdos desenvolvidos pela rede serão fundamentais para o combate à desinformação durante as eleições deste ano."

As equipes verificam a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados nas diversas plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens. Para isso, os profissionais seguem metodologias desenvolvidas pela First Draft, organização internacional que pesquisa desinformação e oferece treinamento para jornalistas que atuam no combate aos conteúdos falsos. 

As organizações de mídia envolvidas nesta quinta fase são: A Gazeta (ES), AFP, Alma Preta, Band News, Band News FM, Band TV, Band.com.br, CNN Brasil, Correio (BA), Correio Braziliense, Correio de Carajás (PA), Correio do Estado (MS), Correio do Povo (RS), Crusoé, Diário do Nordeste (CE), Estadão, Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo, Grupo Sinos (RS), GZH (RS), imirante (MA), Jornal do Commercio (PE), Metro Brasil, Metrópoles, Nexo Jornal, NSC Total (SC), O Dia (RJ), O Liberal (PA), O Popular (GO), O Povo (CE), Plural (PR), Poder360, Portal Norte de Notícias (AM), Rádio Bandeirantes, Rádio CBN Cuiabá (MT), Rádio Nova Brasil FM (SP), revista Piauí, SBT, SBT News, Tribuna do Norte (RN), UOL e Veja.

O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos, o Canal Futura e a RBMDF Advogados. 

Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.

Conheça mais sobre o projeto

O Comprova tem feito um esforço para disseminar entre as redações uma cultura de checagem, incentivando a formação de núcleos de verificação e oferecendo treinamento para jornalistas e estudantes de comunicação. Em 2021, criou o Programa de Residência para complementar a formação de jornalistas treinados pela Abraji. Em 2022, recebeu seis novas organizações cuja participação no projeto foi possível graças ao apoio da Embaixada dos Estados Unidos.

Em mar.2022, o Comprova lançou um minicurso por WhatsApp para pessoas com mais de 50 anos, num convênio com o programa Media Wise for Seniors, do Poynter Institute, e com apoio da Meta. Em julho, o projeto vai realizar uma semana de treinamento on-line, com inscrições abertas também para jornalistas que não fazem parte da coalizão, baseada em apresentações e discussão de casos de checagens feitas pelo Comprova. A semana será o primeiro evento de um programa de capacitação de jornalistas para verificação de fatos que será lançado pelo projeto. 

Também em 2022, o Projeto Comprova participa do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, e do Projeto #FakeToFora, do Instituto Palavra Aberta, que fomenta a participação de jovens na eleição.

Meta Journalism Project e Google News Initiative ajudam a financiar o projeto, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.  

Para Dulce Ramos, gerente de programas para notícias da Meta na América Latina, o foco é colaborar para combater a desinformação e fortalecer o jornalismo. “Pelo quarto ano consecutivo,  este apoio entra em um conjunto maior de iniciativas da empresa para promover informações confiáveis no Brasil”, afirma.

“Às vésperas de mais uma eleição presidencial, temos confiança renovada da importância do trabalho desempenhado por essa coalizão para a democracia”, diz Henrique Matos, diretor de parcerias e um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil.

WhatsApp do Comprova

O Comprova também tem como objetivo engajar cidadãos no combate à desinformação. O público pode denunciar conteúdos suspeitos ou falsos relacionados aos temas que estão no escopo do projeto e sugerir verificações por meio de um número de WhatsApp  –  (11) 97045-4984 – e por um um formulário no site projetocomprova.com.br

O material produzido pelo Comprova pode ser republicado por organizações que não fazem parte da coalizão, já que os conteúdos têm licença Creative Commons, ou seja, podem ser republicados por qualquer veículo interessado, desde que haja atribuição ao Comprova e o conteúdo não seja alterado.
 

Assinatura Abraji