PRF confisca vídeo do SBT no RJ, e imagens aparecem em outra emissora
  • 01.06
  • 2022
  • 17:00
  • Abraji

Acesso à Informação

PRF confisca vídeo do SBT no RJ, e imagens aparecem em outra emissora

Um cinegrafista do SBT-Rio teve o cartão de memória de sua câmera de vídeo confiscado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a operação das forças de segurança na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 25 pessoas no dia 24.mai.2022. Dias depois, as imagens contidas no cartão, que nunca foi devolvido, apareceram em reportagem de outra emissora.

A PRF participou da operação do Bope na Vila Cruzeiro e as cenas eram registradas por um cinegrafista que presta serviços para o SBT, quando, segundo o profissional, ocorreu a apreensão do cartão de memória. A emissora só conseguiu divulgar o trabalho do cinegrafista, porque recuperou as imagens na nuvem de arquivos digitais.

Dias depois, as imagens feitas pelo SBT foram inseridas como exclusivas pelo jornalismo da TV Record, que não sabia tratar-se de propriedade de outra empresa. Tão logo soube do fato, a Record retirou o conteúdo do ar.

Em nota, o SBT-Rio afirmou que aguarda esclarecimentos da PRF. A PRF informou à Abraji que instaurou um procedimento de investigação do episódio.

Foto de capa: Reprodução/Twitter

Assinatura Abraji