Prêmio Vladimir Herzog vai homenagear Tim Lopes, que inspirou a fundação da Abraji
  • 18.09
  • 2017
  • 13:47
  • Mariana Gonçalves

Liberdade de expressão

Prêmio Vladimir Herzog vai homenagear Tim Lopes, que inspirou a fundação da Abraji

A Comissão Organizadora do 39º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, uma das mais significativas distinções jornalísticas do país, anunciou que agraciará com o Prêmio Vladimir Herzog Especial o jornalista Tim Lopes, que inspirou a fundação da Abraji. A homenagem será feita na cerimônia de entrega de premiações desta edição, que acontece em 31.out.2017, em São Paulo.

Desde 2009, a comissão indica para o Prêmio Especial personalidades que prestaram serviços relevantes às causas da democracia, paz e justiça. Além de Lopes, serão homenageados neste ano a jornalista Rose Nogueira e o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Repórter investigativo e produtor da Rede Globo desde 1996, Tim Lopes foi identificado como jornalista, sequestrado, torturado e morto por traficantes em junho de 2002, enquanto fazia reportagem sobre tráfico de drogas e abuso sexual de menores no Complexo do Alemão. 

“Sua partida precoce mostrou ao grande público a face mais cruel dos ataques à liberdade de expressão no país”, diz o secretário-executivo da Abraji, Guilherme Alpendre. Na época, o crime comoveu a sociedade em geral e profissionais de imprensa em particular, o que ajudou na criação de iniciativas como a Abraji, fundada em setembro de 2002.

Passados quinze anos da morte de Lopes, a Abraji e a imprensa brasileira se fortaleceram para enfrentar os desafios impostos à liberdade de expressão no país. Alpendre lembra que “o Brasil de 2017 não é muito diferente do Brasil de 2002”, e que, ainda hoje, repórteres brasileiros são alvos de “censura, agressões, ameaças e, infelizmente, assassinatos”.

“A Comissão Organizadora homenageia Tim Lopes pelo repórter que foi, indubitavelmente”, continua. “Mas estende a homenagem ao legado de Tim: há quinze anos, jornalistas se mantêm unidos em defesa de valores democráticos, da liberdade de expressão e da segurança para atuar como repórteres. Esta homenagem é um lembrete de que juntos somos mais fortes e estamos mais protegidos.” A Abraji é uma das entidades que fazem parte da Comissão Organizadora do prêmio.

Homenageados

A jornalista Rose Nogueira é homenageada nesta edição do PVH pelas mais de cinco décadas dedicadas ao jornalismo e à defesa dos direitos humanos no Brasil. Atuante desde a década de 1960, passou pelas redações de Folha de S.Paulo, Quatro Rodas, TV Cultura, TV Brasil e Rede Globo, onde idealizou e dirigiu o programa TV Mulher, referência na abordagem de sexualidade e feminismo nos anos 1980. 

Durante a juventude, apoiou a Ação Libertadora Nacional e, em 1969, foi presa pela ditadura civil-militar. Hoje é membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Grupo Tortura Nunca Mais SP, além de conselheira fiscal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP. 

O cardeal franciscano D. Paulo Evaristo Arns, por sua vez, ficou conhecido pela atuação voltada às periferias, aos trabalhadores e à defesa dos direitos humanos. Foi uma das pessoas mais influentes da Igreja Católica e sociedade brasileiras, especialmente durante a ditadura, quando ajudou a libertar presos políticos. Criou a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, coordenou o projeto Brasil Nunca Mais e foi o realizador do culto ecumênico em memória de Vladimir Herzog em outubro de 1975, após a morte do jornalista. D. Paulo faleceu no ano passado, vítima de broncopneumonia.

A cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog acontece às 20h do dia 31, no Tucarena, precedida pela 6ª Roda de Conversa com os jornalistas premiados. Ambos os eventos são abertos ao público. 

Neste ano, o prêmio bateu um novo recorde de trabalhos inscritos: foram 634 – 218 deles na categoria Texto. A Sessão Pública de Julgamento, onde serão divulgados os trabalhos vencedores, ocorre em 9.out.2017, das 10h às 14h, na Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão pela internet.

Leia aqui mais informações sobre esta edição do prêmio.

Serviço

Cerimônia de entrega da 39º edição do Prêmio Vladimir Herzog

Tucarena

R. Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo, SP

Mais informações aqui


(Foto: Imagem do filme ‘Histórias de Arcanjo - um documentário sobre Tim Lopes’)

Assinatura Abraji