Prêmio Jornalista Fernando Pacheco Jordão abre inscrições para sua 13ª edição
  • 09.07
  • 2021
  • 11:00
  • Abraji

Formação

Prêmio Jornalista Fernando Pacheco Jordão abre inscrições para sua 13ª edição

Estão abertas as inscrições para o 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordãouma realização do Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e outras quatro organizações. Estudantes de Jornalismo de todo o país têm até 4.ago.2021 para inscrever suas pautas.

Os autores das dez melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. Nesta edição, os trabalhos deverão abordar “Pautas para tratar questões do nosso tempo”

A atividade, idealizada em 2009 pelo Instituto Vladimir Herzog, tem como objetivo oferecer aos estudantes de jornalismo uma oportunidade para o desenvolvimento de um trabalho prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização de uma reportagem. Os estudantes são estimulados a desenvolver temas que favoreçam o aperfeiçoamento da democracia e da justiça social.  

A 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Abraji,da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da OBORÉ e da Periferia em Movimento. O patrocínio é do Google.

Como funciona?

As inscrições devem ser feitas pelo site e o processo permite cadastro de dois a cinco estudantes por grupo. Uma banca julgadora selecionará 10 propostas de pauta que receberão micro-bolsas no valor de R$1.000,00 para a produção das reportagens. As propostas inscritas deverão indicar, obrigatoriamente, um professor-orientador ou uma professora-orientadora vinculados à instituição de ensino dos participantes para o acompanhamento do processo.    

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a partir dos critérios de coerência, relevância e exequibilidade. As pautas selecionadas serão anunciadas em 20.ago.2021. Antes disso,  quatro lives sobre Jornalismo e Questões do nosso tempo serão realizadas em agosto e abertas a todos os inscritos.  

As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de setembro e novembro de 2021, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 30.nov.2021 e as equipes vencedoras serão premiadas no dia 4.dez.2021, durante o encontro de avaliação coletiva realizada em modo remoto.  

Para mais informações, acesse www.jovemjornalista.org.br
 

Assinatura Abraji