Prêmio internacional é dado a fact-checkers brasileiros
  • 06.07
  • 2023
  • 16:03
  • Abraji

Acesso à Informação

Prêmio internacional é dado a fact-checkers brasileiros

Atualizado às 20h15 do dia 06.jul.2023.

O Projeto Confirma 22 recebeu prêmio internacional na categoria projeto colaborativo mais inovador e de maior impacto no Global Fact 10, evento organizado pela International Fact-Checking Network (IFCN) que aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, entre 28 e 30.jun.2023. Concorreram na mesma categoria outras três iniciativas.

A iniciativa premiada foi uma parceria entre Comprova, Estadão Verifica, Uol Confere, Aos Fatos, Agência Lupa e a empresa Meedan. O projeto reuniu um extenso banco de dados compartilhado, composto por questionamentos e boatos enviados por colaboradores sobre as eleições, através dos canais de Whatsapp das agências. O projeto se limitou a combater a desinformação sobre o processo eleitoral, especialmente o funcionamento das urnas eletrônicas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também participou distribuindo em seu canal de WhatsApp mais de 150 mil links com checagens, em resposta a mensagens enviadas por eleitores.

Ao todo, foram compiladas cerca de 347 mil mensagens, coletadas entre 16.ago.2022 e 12.dez.2022. O banco de dados permitiu o mapeamento dos boatos mais frequentes e de maior impacto nas eleições, considerados prioritários na checagem. As checagens e conteúdos originários dessa análise foram publicados nas páginas das agências e veículos de comunicação, com o objetivo de atingir maior audiência através de ferramentas simples de busca.

Assinatura Abraji