Prefeito de Formosa-GO tenta impedir gravação de matéria
  • 13.01
  • 2022
  • 14:15
  • Abraji

Liberdade de expressão

Prefeito de Formosa-GO tenta impedir gravação de matéria

O prefeito Gustavo Marques (Podemos), de Formosa (GO), no entorno de Brasília, tentou impedir na segunda-feira (10.jan.2022) os jornalistas Aline Tavares e Jefferson Marcelo de reportar o desabamento da estrutura de uma ponte devido às chuvas que atingiram a região nordeste de Goiás nos últimos dias. Os repórteres trabalham para a For Up 92, canal digital da Rádio 92 FM Formosa.

Marques questionou se havia permitido a gravação de imagens suas e tentou avançar sobre profissionais de imprensa, mas teria sido impedido por agentes da Guarda Municipal de Formosa. Parte do episódio foi gravada pelo repórter cinematográfico Jefferson Marcelo.

Por reportarem rachaduras e trincas na estrutura da ponte sobre o córrego Josefa Gomes desde o dia 5.jan.2022, os repórteres da For UP 92 foram os primeiros a chegar ao local onde a estrutura da ponte cedeu. A via mais próxima ao local do incidente foi interditada pela Defesa Civil.

Jefferson Marcelo afirma que o prefeito Gustavo Marques compareceu ao local do desabamento com “ânimos alterados” e alegou que a via estava interditada a pedido da equipe da For Up 92 FM.

Vídeo gravado por Marcelo mostra o momento em que Marques tenta partir para cima da equipe do canal digital, mas é contido por agentes da Guarda Municipal. O prefeito conversa com o repórter cinematográfico, mas não há áudio do momento.

Depois, com o gravador de som ligado, Marcelo capta a provocação do prefeito: “liga a câmera aí agora (sic). O que é que você está me filmando, se eu pedi para não filmar?”, diz. O repórter responde que tem o direito de fazer imagens de uma autoridade em via pública.

Procurada pela Abraji, a prefeitura de Formosa declarou que vai se pronunciar por meio de nota de seu setor jurídico, ainda não publicada. Em sua página no Facebook, o prefeito agradeceu a solidariedade dos cidadãos que se mobilizaram para ajudar vítimas dos temporais, mas não afirmou nada a respeito do episódio com a imprensa. A matéria será atualizada tão logo a prefeitura publique nota sobre o caso.

Assinatura Abraji