Precisa fazer uma videochamada? Confira a melhor opção de acordo com suas necessidades
  • 16.06
  • 2020
  • 17:13
  • Abraji

Precisa fazer uma videochamada? Confira a melhor opção de acordo com suas necessidades

(*) Texto e inforgráfico traduzidos da organização latino-americana Derechos Digitales. Acesse o original (em espanhol) aqui.

O ano de 2020 será lembrado como aquele em que vivemos confinados. A crise gerada pela agressiva expansão da covid-19 tem transformado por completo nossas vidas e, para boa parte da população mundial, questões normais, como deixar a casa de manhã para ir ao trabalho ou estudar, visitar a família ou sair com os amigos, se transformaram em uma lembrança feliz cada vez mais distante da vida "pré-crise".

As rígidas medidas de confinamento necessárias para evitar o contágio e a propagação do vírus nos obrigaram a buscar outras maneiras de manter contato. Em razão disso, vimos um aumento explosivo das videochamadas. Antes uma ferramenta focada no trabalho, hoje seu uso tenta suprir o vazio que a impossibilidade de estar com outras pessoas presencialmente nos deixou; e elas se estenderam ao leque das atividades sociais — desde as reuniões familiares até as aulas de yoga.

O Zoom tem sido a empresa que, provavelmente, melhor capitalizou a ansiedade provocada pela pandemia, passando de 10 milhões de usuários diários para 200 milhões a cada dia. Porém, esse crescimento expressivo veio acompanhado de uma maior análise e de problemas com a plataforma que começaram a adquirir visibilidade. Entre os mais importantes, o fato de que o Zoom compartilha dados sobre seus usuários com terceiros, e que a companhia mentiu a respeito da implementação da criptografia de ponta a ponta. Ao mesmo tempo, práticas como o "zoombombing" — a interferência não desejada de estranhos em uma videochamada com o propósito de atrapalhá-la — se tornaram populares.

No entando, nem o “zoombombing”, nem as considerações sobre segurança e privacidade são problemas exclusivos do Zoom. Existem alternativas, cada uma com seus prós e contras. Qual usar? Escolher pode ser difícil. 

A superioridade de um software sobre outro depende, em grande medida, das necessidades específicas da sua videochamada. Também é necessário lembrar que nenhuma solução é perfeita, e que, muitas vezes, é necessário fazer concessões. O que ceder depende das suas prioridades. É importante lembrar que as videochamadas são uma das possibilidades em um leque bem nutrido de opções, que talvez sejam boas para explorar. Alternativas como e-mails ou chamadas telefônicas podem parecer anacrônicas, mas, dependendo das circunstâncias, podem ser muito mais cômodas e efetivas. 

Precisa fazer uma videochamada? Veja quais são as suas opções:

Clique na imagem para acessar o PDF do infográfico e poder ampliá-lo.

Para fazer o download da imagem em PNG, acesse aqui.

Assinatura Abraji