Portal de notícias do Pará afirma ter sofrido ataque de hackers
  • 01.10
  • 2020
  • 18:04
  • Abraji

Acesso à Informação

Portal de notícias do Pará afirma ter sofrido ataque de hackers

O portal de notícias Roma News, que cobre Belém e outras cidades próximas à capital paraense, afirma ter sofrido um ataque coordenado por hackers na terça-feira, dia 29.set.2020. Segundo a empresa, foram 5 milhões de tentativas de tirar o site do ar - todas de endereços de IPs do exterior. 

A direção de jornalismo do Roma News declarou que o ataque massivo ocorreu entre 14h e 17h, quando o site apresentou lentidão e chegou a ficar fora do ar por alguns minutos. A diretora Anna Peres disse estranhar que o episódio tenha acontecido “no momento” de uma cobertura nacional importante: a operação SOS, da Polícia Federal, que investiga fraudes em contratos da Saúde firmados pelo governo do Pará.

O portal paraense foi lançado em maio de 2018 pelo Grupo Roma e tem na redação cerca de 30 profissionais. O site também noticiou que o Ministério Público do Pará investiga denúncia de espionagem a servidores estaduais por parte da Polícia Civil. Os alvos seriam funcionários que apuravam desvios de recursos na área da saúde, irregularidades apontadas pela operação SOS da PF.

O Roma News conta que, ao perceber a instabilidade do sistema, acionou a empresa de segurança digital que presta serviços ao site e foi informado de que a plataforma registrou “o maior ataque de DDoS (distributed denial of service, na sigla em inglês) já registrado a um cliente”.

O DDoS funciona assim: a partir da requisição de vários computadores, impõe-se uma sobrecarga ao servidor para que os recursos do sistema fiquem indisponíveis a seus usuários. O servidor fica tão lento para carregar que o usuário acaba desistindo de continuar na página.

“Imagine uma pizzaria com serviço de entrega que recebe 50 pedidos por dia. Se forem feitos mil pedidos, haverá sobrecarga no delivery. Com a demora, os clientes desistem. Fazendo a analogia, o ataque de DDoS é como se a pizzaria fosse vítima de trote, de milhares de consumidores com telefones e endereços que não existem, fazendo com que ela deixe de atender aos clientes de verdade”, explica Álvaro Justen, programador e fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO.

Em ago.2020, a Abraji mostrou que o site da Ponte Jornalismo, organização sem fins lucrativos criada para defender os direitos humanos por meio do jornalismo investigativo, ficou fora do ar após três semanas de ataques massivos. Um grupo não identificado usou como tática o DDoS. De lá para cá, o site se blindou: reforçou sua segurança com apoio do Repórteres Sem Fronteiras.

Para Katia Brembatti, diretora da Abraji, esses ataques sofisticados e sem rosto precisam ser investigados. “Para nós, essas ações são fonte de preocupação, porque as pessoas têm direito à liberdade de expressão e ao acesso à informação, pilares que a Abraji defende." 
 

foto: reprodução da internet.

 

Assinatura Abraji