Polícia paulista apreende equipamento de jornalista
  • 25.07
  • 2018
  • 09:37
  • Abraji

Liberdade de expressão

Polícia paulista apreende equipamento de jornalista

Na última sexta-feira (20.jul.2018), policiais militares de São Paulo apreenderam o celular do repórter Leandro Machado (BBC Brasil) quando ele fotografava uma ação da PM no bairro de Pinheiros, na capital paulista. Machado registrava a abordagem de quatro viaturas e pelo menos 10 agentes a uma mulher que pedia doações em frente a um supermercado com sua filha nos braços.

Ao fotografar a condução de Monica Aparecida de Souza e sua filha de 1 ano e 8 meses a uma viatura, Machado foi cercado por pelo menos quatro policiais militares, que lhe pediram identificação e o celular com o qual tirava as fotos. Ao se negar a entregar o aparelho, Machado foi ameaçado de prisão.

Tendo entregue enfim o celular ao policial, foi coagido a desbloquear o aparelho, que ficou em poder da Polícia por cerca de 30 minutos. Segundo Machado, nada foi apagado.

O repórter foi levado ao 14º Distrito Policial como testemunha da abordagem policial. Teve de desbloquear o celular mais uma vez para que a delegada Camila de Camargo Ferraz verificasse as imagens registradas. A delegada ainda olhou conversas de Machado em um aplicativo de mensagens com a redação da BBC Brasil e conversas particulares.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que não houve "nenhum erro na abordagem" policial, e que a Corregedoria "está à disposição do repórter para o registro e apuração dos fatos".

A Abraji repudia a intimidação do repórter Leandro Machado e a revista em seu instrumento de trabalho por parte de integrantes das polícias militar e civil de São Paulo. A liberdade e a segurança são imprescindíveis para o pleno exercício da atividade jornalística; suprimi-las remete a práticas autoritárias incompatíveis com a democracia.

A associação encaminhará ofícios à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ao comando da Polícia Militar e à chefia da Polícia Civil de São Paulo pedindo esclarecimentos. Também encaminhará uma manifestação à Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo.

Diretoria da Abraji, 25 de julho de 2018.

Assinatura Abraji