• 12.11
  • 2008
  • 13:38
  • Mariana Baccarin

Polícia confirma agressão contra equipe de televisão na Bahia cometida por um tenente

Após um mês de investigações, a Polícia Militar da Bahia confirmou a agressão cometida pelo tenente Marcelo Moura contra uma equipe de TV da Bahia. De acordo com o Departamento de Comunicação da Polícia Militar da Bahia, o tenente, que está afastado desde o ocorrido, aguarda a aplicação de punição da Corregedoria. 
 
"A punição administrativa pode chegar a demissão do funcionário público" afirmou Deveraldo de Carvalho Melo, Diretor do Departamento de Comunicação Social e Ouvidor.
 
A agressão
 
O fato ocorreu no primeiro turno das eleições municipais (05/10). Uma repórter e um cinegrafista da TV Educativa (TVE), ligada à Secretaria de Cultura da Bahia, acompanhavam as votações no bairro de Periperi, subúrbio da capital baiana. Quando ouviram um barulho que parecia ser um tiro, dirigiram-se ao local com o carro da emissora.
 
Segundo a Coordenadora de Jornalismo da TVE, Cintia Campos, o cinegrafista flagrou um grupo de policiais agredindo eleitores que supostamente estariam fazendo boca de urna. Ao perceber que a cena estava sendo gravada, o tenente Marcelo Moura teria exigido a destruição da fita. Enquanto o cinegrafista tentava dialogar, o tenente jogou o equipamento no chão e disparou seis tiros contra a câmera.
 
O cinegrafista prestou queixa na 5ª delegacia de polícia, em Periperi.
O Departamento de Comunicação Social da PM divulgou nota sobre o caso, afirmando que "ratifica o compromisso de acolhimento e respeito à liberdade de imprensa" e "abomina e rechaça o cometimento de qualquer ato de prepotência contra profissionais de imprensa no exercício de sua atividade, principalmente quando praticado por quem tem o dever institucional de garantir a lei".

 

Assinatura Abraji